O que é freio ABS e como funciona o sistema de antitravamento?

Obrigatório há uma década, o freio ABS tem papel muito importante para situações de frenagem bruscas
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05.06.2024 às 10:52 • Atualizado em 12.11.2024
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Obrigatório há uma década, o freio ABS tem papel muito importante para situações de frenagem bruscas

O freio ABS é um item obrigatório para todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil desde 2014, e deste modo é normal que muitos condutores já tenham se deparado com esse nome. No entanto, muitos ainda não sabem seu significado, apesar da importância que o sistema guarda para o sistema de frenagem dos automóveis.

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Essa é uma tecnologia muito importante para manter tanto o carro quanto o motorista em segurança. O sistema evita a derrapagem das rodas do carro em casos emergência e oferece um maior controle da situação ao condutor. Mas o que é de fato o freio ABS? Como ele funciona?

O que é o ABS?

Sigla para Anti-lock Braking System (sistema de travagem antibloqueio), é um sistema que evita o travamento das rodas em uma situação de frenagem brusca ou de emergência. Ele opera por meio de sensores presentes nas rodas e atua como parte do sistema de estabilidade e tração.

Assim, atua como uma tecnologia que visa prevenir acidentes, pois evita a derrapagem e diminui o espaço de frenagem. Deste modo, ele permite um tempo de reação maior ao condutor em emergências, além de um maior controle direcional sobre o veículo. É estimado que essa distância de frenagem seja diminuída até 30% a partir do uso da tecnologia.

É possível verificar seu funcionamento no próprio painel do carro, onde ele é identificado por sua própria sigla. Ao ligar o veículo, caso sua luz indicadora acenda e apague, quer dizer que ele está funcionando perfeitamente. Mas, se continuar acesa, é possível que o ABS apresenta alguma falha.

Como já comentado, seu uso se tornou obrigatório em 2014, em conjunto com os airbags duplos. Sua origem é nos carros de luxo dos anos 80 e sua primeira aparição no Brasil se deu em 1991 com o Volkswagen Santana.

Como funciona o ABS?

Os sensores presentes nas rodas monitoram constantemente a velocidade dos pneus e caso reconheçam que uma frenagem causará travamento de uma delas, enviam essa informação para uma central de controle eletrônica. Deste modo, o sistema libera gradualmente os freios, o que permite que não ocorra o travamento e a distância de frenagem seja diminuída.

Mais precisamente, a válvula hidráulica é acionada no freio da roda, fazendo com que ela gire mais rapidamente e a partir da diminuição da força de frenagem. Após recuperar velocidade, a pressão é introduzida novamente na roda pela válvula para diminuir sua rotação. Essas duas ações são repetidas em um processo que leva aproximadamente 15 segundos.

Para realizar tal ação, o sistema compara continuamente a velocidade de rotação das rodas com a do carro. Para se ter uma noção, são verificados a cada 6 milissegundos variáveis como esterçamento da direção, a força do motor e a aceleração do automóvel.

O que o motorista sente em meio a atuação do ABS é uma trepidação do pedal de freio, assim como um barulho incomum que vem do mesmo. Caso isso não ocorra, provavelmente a tecnologia não entrou em ação, pois a velocidade não era suficiente para tal.

Vantagens do freio ABS

As vantagens do freio ABS se concentram na maior segurança que ele proporciona aos motoristas em emergências. Como já comentado, ele não deixa que as rodas do veículo travem, além disso permite que o condutor realize manobras durante a frenagem. Assim, enquanto o sistema atua, é possível desviar de um obstáculo da via.

Por reduzir a distância de frenagem, e seu tempo, o risco da situação é diminuído, pois o motorista tem mais tempo para pensar em como agir. Vale ressaltar que o sistema funciona até em pisos de baixa aderência como areia, grama ou asfalto molhado.

O ABS tem vida útil?

Assim como todo sistema de frenagem do automóvel, o ABS possui uma vida útil. Deste modo, revisões e manutenções preventivas devem ser feitas, a fim de prevenir problemas futuros.

Para aqueles mais prevenidos, é recomendado que se realize a substituição das pastilhas e a verificação do freio ABS a cada 10 mil quilômetros rodados. Ainda é indicado que se preste atenção nas orientações do fabricante sobre a troca do fluido do sistema de frenagem como um todo.

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