Por que o Jaecoo 8, que virá ao Brasil, é a cara do Chery Tiggo 9
A chinesa Jaecoo já confirmou a chegada de seus primeiros produtos ao Brasil até o início do ano que vem, sendo um deles o SUV Jaecoo 8. Mas se você estiver atento, é possível que note algo um tanto quanto interessante nesse lançamento: o modelo em questão é muito parecido a outro carro chinês confirmado para o Brasil, o Chery Tiggo 9 PHEV.
Você pode se interessar por:
- Jaecoo e Omoda: novas marcas chinesas querem produzir carros no Brasil
- Omoda e Jaecoo virão sem elo com Caoa Chery, mas usando sua base
- Caoa Chery Tiggo 7 Sport: conheça o SUV em 48 fotos exclusivas
- Caoa Chery Tiggo 7 Sport por R$ 134 mil faz vendas triplicarem
Basta olhar os dois carros e ver que as carrocerias são idênticas, mas isso não é apenas mera coincidência. Vale lembrar que a Jaecoo é uma marca pertencente ao grupo Chery, mas que atuará de forma separada no Brasil. A semelhança então não é à toa, pois no fim, ambos são produzidos basicamente pela mesma montadora, a Chery. E é por isso que têm faces tão parecidas.
Como já comentado, o Jaecoo J8 chegará no início de 2025, mas não sozinho, ele virá acompanhado de seu irmão Jaecoo 7 como parte de uma investida da empresa no território brasileiro.
Já o Chery Tiggo 9 PHEV já teve sua chegada confirmada pelo presidente da Caoa Chert no Brasil, como já foi noticiado pela Mobiauto, e deverá chegar às terras tupiniquins no fim do ano que vem.
Ainda que tenham muitas semelhanças, a operação da Omoda/Jaecoo no Brasil crava que os modelos são diferentes fora do mercado chinês, ainda que na China o Jaecoo 8 seja uma espécie de Tiggo 9.
Semelhanças entre os carros
A começar pelas semelhanças, é impossível não falar do visual exterior. Os dois têm um design idêntico, com linhas simples e ao mesmo tempo agressivas. Em questão de medidas são quase iguais. Enquanto o Tiggo 9 possui 4.810 mm de comprimento, 1.925 mm de largura e 1.741 mm de altura, o Jaecoo 8 tem 4.820 mm de comprimento, 1.930mm de largura e 1.700 mm de altura.
As duas grades frontais são octogonais e se diferenciam pelas saídas de ar, enquanto uma tem o formato característico da linha Tiggo e a outra é formada por linhas paralelas. Os faróis são iguais, na frente são formados por um conjunto óptico mais angular e com um caráter mais agressivo e na traseira ambos são interligados por um filete luminoso. Além disso, os dois possuem rodas de liga leve de 20 polegadas.
Sobre o trem de força, apesar de serem os dois híbridos plug-in, se diferem em sua composição. Enquanto o Chery tem um motor 2.0 a combustão que trabalha em conjunto com um elétrico produzindo 366 cv e 40,8 kgfm, o Jaecoo tem também um 2.0 turbo aspirado, mas sem um propulsor elétrico definido e com um rendimento diferente, de 249 cv de potência.
Por dentro, ambos possuem bastante refinamento e lembram muito um ao outro. As diferenças ficam mais por conta de questões estéticas, como o Jaecoo 8 possuir painel de instrumentos digital e central multimídia unificados com 12,3 polegadas e o Tigoo 9 ter os dois separados, com painel um pouco maior de 15,6 polegadas.
Muitas informações sobre os dois carros ainda estão por ser divulgadas, o que deve ocorrer perto de seus respectivos lançamentos, ambos em 2025.