Por que VW Gol será o principal projeto da marca no investimento de R$ 9 bi
A Volkswagen conquistou o primeiro lugar de vendas entre os veículos de passeio mais vendidos do Brasil. O Polo deixou Chevrolet Onix e Hyundai HB20 para trás e foi o grande responsável pelos novos números de vendas da fabricante.
Mas a montadora quer intensificar isso para se tornar a marca que mais vende carros no Brasil. De que forma? Trazendo ao Brasil um novo SUV, menor que T-Cross e Nivus, e que terá um volume de produção maior que o da Fiat Strada – que é o modelo mais vendido do Brasil -, pronto para ser o mais vendido da categoria. Mobiauto contou isso em detalhes neste outro artigo.
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Serão mais de 200 mil unidades produzidas por ano, segundo fontes próximas a marca. Isso quer dizer que o modelo se tornará o carro-chefe da marca no Brasil – e que também terá um forte volume de exportação. Dessa forma, será o principal projeto da VW entre todos os 16 lançamentos prometidos até 2028 com o aporte de R$ 9 bilhões.
Uma das últimas novidades sobre o projeto, é que seu nome pode realmente ser Gol. Isso porque a prefeitura de Taubaté, no interior de São Paulo, publicou uma imagem em seu Instagram oficial com os dizeres “Gol volta a ser fabricado em Taubaté, com investimento de R$ 1 bilhão.”
A publicação foi apagada mais tarde, mas a postagem ainda indicava que haverá duas versões do produto e que ele terá preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. A parte das duas configurações faz sentido, mas os preços não batem com a proposta do SUV, que deverá ter preços entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
O que sabemos do novo VW Gol?
Seu visual ainda é uma incógnita, mas podemos esperar linhas parecidas com as do VW T-Cross. Afinal, os Volkswagen seguem basicamente o mesmo padrão de visual e acabamento interno. Mas deve ter faróis e lanternas com guias de LED e acabamento interno mais próximo ao dos Polo de entrada e intermediário, para ficar posicionado abaixo dos outros SUVs já oferecidos pela marca aqui.
Ele utilizará a plataforma MQB A0 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, e deve replicar os 2,56 metros de entre-eixos do hatch e do SUV cupê. Já o comprimento deve ser de pouco mais de 4,10 metros. Terá motorização 170 TSI de 116 cv e 200 TSI flex de 128 cv, sem previsão de versões híbridas em um primeiro momento.
Seus rivais mais diretos serão Fiat Pulse e Renault Kardian, abrindo caminho para que o Nivus ocupe um degrau acima em termos de faixa de preço, concorrendo mais diretamente contra o Fiat Fastback. Isso empurrará o T-Cross definitivamente para uma briga mais nichada contra Jeep Renegade e Hyundai Creta.
Para entender melhor a história do novo VW Gol, quando chega e a história sobre seu nome, aperte o play e assista mais um o Que Vem Pra Pista.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.