Ram 1200 Dakota: tudo que já sabemos sobre a 1ª picape nacional da marca

Marca de picapes do grupo Stellantis fará picape média no Brasil com plataforma da Fiat Toro para brigar com Toyota Hilux e cia
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26.01.2023 às 22:00 • Atualizado em 29.05.2024
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Marca de picapes do grupo Stellantis fará picape média no Brasil com plataforma da Fiat Toro para brigar com Toyota Hilux e cia

A Stellantis segue investindo fortemente no mercado brasileiro, agora querendo consolidar de vez a marca Ram, pois pela primeira vez a marca terá uma picape nacional. Depois de lançar 2500, 1500, 3500 e até a Classic (1500 de geração anterior) no Brasil, vem aí a Ram 1200 ou Ram Dakota (o nome ainda não está oficializado).

O modelo será uma aposta ousada da marca no cobiçado porém difícil segmento de picapes médias, para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e VW Amarok.

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Esse desejo não é de hoje, desde 2018 a marca estuda investir nesse segmento. Porém na época, a ideia seria fazer uma picape média com um chassi de longarina e a Stellantis trabalharia com duas versões, uma Fiat, mais simples, para fins comerciais, e uma Ram para varejo.

Passados cinco anos, aquele projeto original foi abortado e outros dois vieram no lugar. A Fiat realmente terá uma picape média com chassi de longarina, aproveitando o projeto da Peugeot Landtrek, como contamos melhor nessa matéria aqui.

Plataforma de Fiat Toro ou Jeep

Marca de picapes do grupo Stellantis fará picape média no Brasil com plataforma da Fiat Toro para brigar com Toyota Hilux e cia

Porém, o projeto da Ram está sendo desenvolvido a partir da plataforma Small Wide 4x4 LWB, presente em outros veículos da Stellantis, como Jeep Commander, Jeep Renegade e Jeep Compass, além da Fiat Toro. Pois a nova Ram 1200 Dakota (vamos chamá-la assim em caráter apenas provisório) será o maior produto a utilizar essa base.

Isso significa que a picape média nacional da Ram terá estrutura monobloco contra rivais que usam chassi de longarina, uma aposta ousada, mas que pode surtir efeito do ponto de vista de conforto a bordo. O modelo será fabricado em Goiana (PE) e, por enquanto, atende sob o código de projeto 291 ou 2910.

No geral, a futura Ram 1200 ou Dakota herdará todo o conjunto de suspensões da Toro (dianteiras McPherson, traseira B-Link), porém reforçado e com curso mais longo, devido à maior altura do solo.

Leia também: Ram 1200 já tem data para deixar faróis de Renegade e ter carroceria final

Em termos de porte, apostamos que terá entre 3,10 e 3,15 metros de entre-eixos, sendo mais de 5,20 m de comprimento, em torno de 1,80 m de altura e 1,85 m de largura, sendo bem parelha da rival que a Stellantis mais quer enfrentar, a Toyota Hilux.

Sob o capô, a futura Ram 1200 Dakota deve usar o motor 2.0 turbo da família GME, presente em carros da Alfa Romeo, nas versões básicas. Convertido a flex e com possível sistema híbrido leve de 48 Volts, ele rende 274 cv de potência e quase 41 kgfm de torque com gasolina na Europa. 

Já as versões turbodiesel contarão com o 2.2 multijet II, rendendo 200 cv de potência e cerca de 45 kgfm de torque. Em ambos os casos, o câmbio seria o automático de nove marchas da ZF, com tração 4x4, bloqueio de diferencial e reduzida.

De acordo com a mais recente apuração da Mobiauto, a produção em pré-série da nova Ram começa em maio deste ano. Assim, o lançamento deve ocorrer entre o segundo e o terceiro trimestres de 2023. 

A picape que está sendo apelidada como “1200”, poderá ter também o nome Dakota, ressuscitando o nome da picape que fez sucesso no Brasil. Os valores não devem começar a menos de R$ 300.000, podendo chegar a R$ 400.000 nas versões mais caras.

Para saber mais detalhes confere aí tudo sobre a nova picape média da RAM no quadro O Que Vem pra Pista:

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag

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