Ram 1200 é picape chinesa irmã da Titano com motor da Mitsubishi
Revelada há alguns meses, a nova Ram 1200 finalmente teve suas vendas iniciadas no México. Como você pode perceber, a picape é nada menos do que a nossa Fiat Titano, ou seja, temos mais uma derivação da picape chinesa Kaicheng F70, que deu origem ainda a Peugeot Landtrek. É a mesma estratégia de sempre de rebatizar o mesmo produto com uma marca diferente que atende melhor determinado mercado.
Já abordamos anteriormente que a Changan Kaicheng F70 serviu de base para outras três picapes médias: Peugeot Landtrek, Fiat Titano e agora a nova Ram 1200 – nessa ordem mesmo de apresentação no decorrer do tempo. Agora temos mais detalhes da nova Ram 1200, que será comercializada no mercado mexicano em três versões que seguem o padrão de nomenclatura da marca do bode: Tradesman, Bighorn ou Laramie, na sequência da variante mais barata para a mais cara.
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Visualmente, a nova Ram 1200 segue o padrão de estilo mais próximo ao da Peugeot Landtrek. Basta reparar que a grade dianteira traz basicamente a mesma moldura mais larga da versão da marca francesa, se diferenciando obviamente pela parte central que carrega a inscrição Ram em letras grandes, bem como os retângulos que adornam o logotipo. As versões mais caras trazem acabamento cromado, enquanto as mais baratas voltadas ao trabalho pesado têm apenas o plástico preto básico.
As rodas utilizadas pela nova Ram 1200 são iguais as da Fiat Titano vendida no Brasil, isso ao menos na versão topo de linha Laramie, que é basicamente a nossa Titano Volcano. Na parte inferior das portas também há o logotipo da marca.
Na traseira, a diferença fica por conta do enorme logotipo com a inscrição Ram, bem como os demais badges 1200 à esquerda da tampa da caçamba e o nome da versão à direita. Por dentro da Ram 1200 muda também apenas o emblema do volante, de resto tudo segue igual a Fiat Titano. Porém, o mercado mexicano recebe a versão com cabine simples da picape, algo inexistente no Brasil.
A maior curiosidade, porém, fica para debaixo do capô. Enquanto a Fiat Titano vendida no mercado nacional traz o motor 2.2 turbodiesel compartilhado com a Ducato mas com 180 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, a variante mexicana com oferecida pela Ram traz um propulsor a gasolina turbo.
Estamos falando do motor 2.4 turbo 210 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, que equipa da versão voltada ao trabalho até a mais equipada (cabine simples e dupla) e que trabalha sempre com um câmbio manual ou automático de seis marchas, com tração 4x4 como manda a tradição.
Esse motor 2.4 turbo a gasolina é o propulsor de código 4K22D4T, um motor feito em parceria com a Mitsubishi e atualmente produzido na China pela Shenyang Aerospace Mitsubishi Motors Engine Manufacturing (SAME). Curiosamente é uma usina baseada no motor 4G6 de bloco pequeno da família de motores Sirius da Mitsubishi, mas com evoluções por ter 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC).
Outro ponto que vale mencionar é que a Ram 1200 não é um rebadge da nossa Fiat Titano, pois o México receberá a picape importada diretamente da China (onde a caminhonete é vendida como Kaicheng F70) e não da fábrica da Nordex, no Uruguai, de onde vem nossa picape.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.