Recall: Hyundai Creta é chamado por falha em freios
Presente
no mercado brasileiro há três anos, a segunda geração do Hyundai Creta agora
passa por um recall importante que envolve seu sistema de freio. De acordo com
comunicado da marca sul-coreana, as unidades com o problema são dos modelos das
linhas 2024 e 2025 do Creta.
Vale ressaltar também que todos os Hyundai Creta envolvidos na campanha de recall são os que trazem motor 1.0 turbo debaixo do capô. Segundo a Hyundai, o defeito nos freios do SUV está ligado ao diafragma do servofreio de alguns veículos, pois foi identificado um deslocamento desse sistema, o que por consequência pode reduzir o vácuo no sistema de assistência de frenagem.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: novo Hyundai Creta é visto em versão mais cara e pode estrear ainda neste ano
- Hyundai Creta vende mais que Onix, Polo e HB20; entenda
- Hyundai Alcazar: como é o Creta de 7 lugares que queríamos no Brasil
- Hyundai Creta Limited Safety: 30 fotos exclusivas do principal rival do VW T-Cross
Na prática, o problema deixará o pedal de freio endurecido, embora o sistema de freios continue funcionando. A questão é que o motorista precisará aplicar uma força maior do que o comum no pedal do carro, o que pode resultar em maior tempo e distância nas frenagens – situação essa que pode ocasionar até acidentes mais graves.
A Hyundai recomenda aos proprietários das unidades do Creta envolvidas no recall a parar de utilizar o carro, caso notem que o endurecimento do pedal de freio. Como solução, a marca fará a troca do servofreio em todos os veículos chamados para a campanha de recall.
Feito em cerca de duas horas, o serviço de reparo não terá custos para o consumidor, como manda a legislação, bastando apenas o agendar antes o serviço em alguma concessionaria. A marca disponibiliza mais informações em seu site oficial e o telefone 0800 770 3355.
A campanha envolve unidades das linhas 2024 e 2025 Hyundai Creta, que foram fabricadas entre 12/03/2024 e 16/07/2024. Os atendimentos nas concessionárias começaram ontem, dia 3 de setembro. Abaxo, confira os chassis não sequenciais chamados do SUV:
Chassis: de 9BHPB81BBRP136688 a 9BHPB81BBSP158384
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.