Shelby Dakota: a picape esportiva raríssima que faz inveja em Ram 1500 e Rampage

Modelo não era tão potente quanto as novas picapes da Ram, mas era esportiva e bem acertada
RB
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05.10.2024 às 22:35 • Atualizado em 27.11.2024
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Modelo não era tão potente quanto as novas picapes da Ram, mas era esportiva e bem acertada

Picapes. Sem dúvida nenhuma um dos temas que eu mais gosto de falar. Seja pela versatilidade, a história sempre rica de modelos e versões ou simplesmente por ter tido oportunidade de andar nesses veículos de trabalho e lazer que fazem tanto sucesso no mercado mundo afora.

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Inicialmente pensadas para o trabalho duro as caminhonetes foram recebendo melhorias e atualizações com o passar dos anos. Deixaram de ser apenas veículos comerciais para se tornarem carro de família, diversão e até mesmo projetos com preparação mecânica e estilo mais rebuscado.

Pelo menos nas últimas três décadas a ideia de picapes esportivas ganhou força. Surgiram modelos e versões de alto desempenho com um trabalho mais aprimorado de suspensão, mecânica e também acabamento.

Uma das mais bem-sucedidas nesse sentido foi a Ford F-150 Lightning, que marcou época pelo estilo mais rebuscado, suspensão rebaixada e também por deixar vários concorrentes, entre eles conhecidos esportivos, comendo poeira. A Ford aprendeu bem a fórmula e fez a Raptor na sequência, como proposta ligeiramente diferente mas diversão de sobra.

 

Hoje vamos falar da precursora das picapes esportivas. A Shelby Dakota marcou época por reunir características que chamaram bastante atenção do mercado: faixas laterais, o motor V8 exclusivo pra ela e tiragem limitada a 1.500 exemplares.

Carroll Shelby, o mago dos motores que ficou conhecido pela vitória nas 24h Horas de Le Manse o desenvolvimento de modelos como Cobra e GT40 foi chamado para desenvolver e colocar o seu nome nesse novo modelo da Dodge. A Dakota da primeira geração tinha opções de quatro ou seis cilindros e recebeu o conhecido 318 V8 com 5,2  litros e  l75 cv por conta da taxa de compressão mais baixa da época.

 

Guiar esta caminhonete esportiva clássica é bem divertido. Não é uma potência fora do comum nem um grande trabalho dos de suspensão. Mas ela traz diferencial  de deslizamento limitado e o comportamento dinâmico que se esperava na época estava um pouco acima da concorrência. Nesta tiragem limitada apenas quatro delas chegaram ao Brasil.

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