Toyota Yaris Cross: seis truques do SUV contra Nissan Kicks e Hyundai Creta

Com chegada prevista para 2025, o Toyota Yaris Cross quer repetir receitas do Corolla Cross e conquistar o mercado brasileiro
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23.05.2024 às 10:50 • Atualizado em 29.05.2024
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Com chegada prevista para 2025, o Toyota Yaris Cross quer repetir receitas do Corolla Cross e conquistar o mercado brasileiro

Após conquistar o mercado dos SUVs médios com seu Corolla Cross, a Toyota quer repetir a fórmula e expandir seu domínio para os compactos por meio do Toyota Yaris Cross. O veículo já até foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no início do mês de maio, e deve ter sua produção iniciada em 2025.

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Vale ressaltar, no entanto, que o segmento dos SUVs compactos parece apresentar bem mais competitividade que os médios.Hyundai Creta, Nissan Kicks e VW T-Cross, são apenas algumas das figuras consolidadas desse mercado e que já conquistaram o público brasileiro. Deste modo, o Toyota Yaris Cross promete trazer alguns truques para bater de frente com essa concorrência, veja quais são eles:

Dimensões boas para o segmento

As medidas do SUV já são sabidas, e não deixam a desejar dentro do segmento. Elas são de: 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Além disso, também traz um porta-malas de 471 litros, maior até mesmo que o do Corolla Cross, por 31 litros.

Para efeito de comparação, o Nissan Kicks possui 4.31 m de comprimento, 1.76 m de largura, 1.61 m de altura e 2.61 m de entre-eixos, todas menores, exceto pelo comprimento, ao Yaris Cross. Em relação ao Hyundai Creta, o Toyota o bate no comprimento (4.29 m) e entre-eixos (2.59 m) mas perde em de largura (1.78 m) e altura (1.63 m).

Versão híbrida flex

Além de vir com a opção de motorização a combustão 1.5 flex, o Yaris Cross também trará um trem de força híbrido ao Brasil. Uma atualização do propulsor 1.5 usado atualmente nos Toyota Yaris hatch e sedan.

O motor eletrificado trabalha no ciclo atkinson, e no modo apenas a combustível faz 91 cv e 12,3 kgfm, enquanto auxiliado pelo elétrico tem rendimento de 111 cv de potência e 14,4 kgfm de torque. Assim como o Corolla Cross, o carro traz uma transmissão em transeixo, mas diferentemente deste traz baterias de íon-lítio com capacidade de 0,7 kWh (o SUV médio as tem compostas de níquel-cádmio).

Nome com receita do Corolla - Corolla Cross

Quando se fala da Toyota repetir a fórmula do Corolla Cross, muito se deve a escolha do nome do Yaris Cross. Um dos grandes trunfos do SUV médio para conquistar seu sucesso por aqui foi seu uso de uma das nomenclaturas mais famosas do setor automotivo, o Corolla. Para os compactos, a ideia é a mesma: fazer uso da marca Yaris.

O Toyota Yaris já está presente no mercado brasileiro desde 2018, tanto na variante hatch quanto sedan, e se destaca por ser um dos carros automáticos mais baratos do país. Apesar de não ser um sucesso estrondoso de vendas, o veículo acumula bons números de emplacamentos - vide as mais de 40 mil unidades vendidas em 2023 - e parece ter o necessário para facilitar a introdução do Yaris Cross ao Brasil.

Visual de RAV

Apesar da estratégia do Corolla Cross e nome de Yaris, o visual do SUV remete a outro carro da montadora, o Toyota RAV4. Isso porque o Yaris Cross trará faróis com luzes de LED em formato irregular, uma grade diamantada trapezoidal e um nicho para suas luzes de neblina, as quais remetem bastante ao SUV de topo da Toyota.

Atrás os faróis também guardam semelhança, mas não para por aí. Do formato e detalhes em preto do para-choque até a tampa do porta-malas, quase toda sua traseira traz elementos bem semelhantes ao RAV4.

Interior bem equipado

Por se tratar de um SUV compacto, logicamente o acabamento interno do carro é mais simples em relação ao do Corolla Cross, mas nem por isso deixa de ser bem equipado. O seu interior vem equipado com central multimídia flutuante de 10,1 polegadas com conexão sem fio para Android Auto ou Apple CarPlay, quadro de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico, sistema de som Pioneer e até teto solar panorâmico.

Em relação aos itens de segurança, deve possuir aqui seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System), que tem funções como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa. Por fora, o Yaris Cross traz um conjunto de rodas de liga leve aro 17 ou 18 (a depender da versão).

Preço bem competitivo

Em relação ao seu preço, não há nenhuma informação oficial, mas espera-se um valor competitivo em relação aos SUVs compactos já presentes por aqui. Levando em conta as cifras do Toyota Corolla Cross, a Mobiauto espera que o Yaris Cross chegue com preço entre R$ 130 mil a R$ 170 mil.

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