Moto da Bajaj à venda no Brasil se torna flex na Índia

Pulsar 160 é a primeira moto da marca indiana a aceitar etanol e gasolina no tanque
AD
Por
09.09.2024 às 10:47 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Pulsar 160 é a primeira moto da marca indiana a aceitar etanol e gasolina no tanque

A Bajaj apresentou nesta última semana na Índia a sua primeira moto equipada com motor flex durante o evento India Bio-Energy & Tech Expo. A Pulsar 160 (vendida como Dominar 160 no Brasil) agora é E100 no seu país de origem, ou seja, pode rodar com até 100% do tanque de etanol ou qualquer mistura entre o combustível vegetal e gasolina.

Assim como no Brasil, a gasolina comum da Índia já possui uma quantidade de etanol misturada em sua composição. Por lá, a presença de etanol é de 20% (E20), enquanto no Brasil é de 27,5%. A novidade, neste caso, é justamente a Pulsar 160 conseguir rodar somente a etanol também.

Você também pode se interessar por:

A Pulsar 160 é impulsionada pelo mesmo motor que conhecemos da Dominar 160 no Brasil, um monocilíndrico de 17 cv e 1,4 kgfm de torque. Com etanol, é provável que haja um incremento singelo de potência, devido à característica do combustível, porém a marca ainda não divulgou os detalhes técnicos da moto para confirmar.

A Índia vem investindo na popularização do etanol como alternativa aos combustíveis fósseis para conter as emissões de poluentes. Além do combustível vegetal, o gás natural é outra fonte de energia que vem sendo explorada, inclusive pela própria Bajaj, que recentemente lançou a sua primeira moto movida apenas a gás natural, aFreedom 125, e planeja produzir até 100.000 unidades de motos a GNV nos próximos anos.

Ainda não há previsão de quando, nem se de fato a Dominar 160 do Brasil terá seu motor atualizado para a condição flex, embora a chance é grande disso acontecer futuramente.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários