Volkswagen Taos: por que atualização do SUV será adiada?

Novo modelo do SUV já até roda em testes no Brasil, mas sua chegada não está próxima
Vinicius Moreira
Por
13.08.2024 às 14:44
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Novo modelo do SUV já até roda em testes no Brasil, mas sua chegada não está próxima

No catálogo oferecido pela Volkswagen no Brasil, dois modelos são importados de General Pacheco, na Argentina. São eles Volkswagen Amarok, renovada por lá e com lançamento previsto para este mês no Brasil, e Volkswagen Taos. Este último em especial terá sua renovação adiada.

A Mobiauto já até divulgou um flagra recente do novo Taos em Taubaté (SP). A unidade de teste roda sob forte camuflagem na dianteira e traseira, partes que escondem as maiores novidades do SUV, assim como previsto também no mercado europeu.

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Para o Brasil, o Taos até chegou mais equipado este ano. Vendido em duas versões, Comfortline e Highline, o SUV passou a ter rodas de 18 polegadas para versão de entrada e de 19 para topo de linha. Bancos de couro e pacote ADAS também foram incluídos na opção mais barata.

A aguarda atualização do trem de força para o 1.5 TSI não veio. O SUV continua com o 250 TSI, usina 1.4 turbo flex de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.

Mas será que essa atualização será o máximo que o SUV vendido aqui desde 2021 vai receber? Conforme posicionamento do presidente da VW na Argentina, Marcellus Puig, parece que sim.

O executivo disse que a montadora optou por paralisar o desenvolvimento do novo Taos. Marcellus contou que a estratégia está sendo repensada.

A declaração de Puig ocorreu durante o lançamento da VW Amarok na Argentina. A justificativa foi uma crise: “Suspendemos o desenvolvimento do Taos para rever os custos”, disse Marcellus.

Sobre a crise, entenda-se uma dificuldade da unidade da Argentina de continuar competitiva frente a outros centros de produção como Puebla, no México, que também produz o Taos.

A montadora pretende continuar com a produção do SUV na Argentina, mas vale lembrar que a VW anunciou um investimento recente para o Brasil de R$ 16 bilhões até 2028 e o polo vizinho ficou de fora. A última injeção de capital na Argentina ocorreu em 2022 e foi de R$ 250 milhões.

Esse movimento pode deixar o Taos ainda mais defasado frente aos rivais Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. O primeiro foi atualizado recentemente e já tem versão híbrida, assim como o Compass recebeu a versão esportiva Blackhawh com 272 cv e 40,8 kgfm de torque e já tem sua versão híbrida. Na versão Comfortiline, o Taos é vendido atualmente por R$ 190.990 e R$ 214.990 no topo de linha Highline.

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