VW Gol SUV será global e Skoda prevê lançamento em 2025
O novo SUV compacto da Skoda - ainda sem nome - já tem data para começar a ser vendido: março de 2025. Você pode se perguntar o motivo dessa informação ser interessante para nós, brasileiros, uma vez que a Skoda não está presente no Brasil. No entanto, apesar de não ser óbvio, essa informação diz muito sobre o futuro do VW Gol SUV, mas por quê?
Você pode se interessar por:
- Volkswagen x Seleção da Alemanha: quem fez mais Gols no Brasil em 2014?
- Nova VW Amarok: o que a picape tem lá fora que queríamos no Brasil
- VW T-Cross 2024 ganha desconto e sai até R$ 20 mil mais barato
- VW, Chevrolet e Fiat podem recorrer à China para enfrentar marcas chinesas
Para aqueles que não sabem, a Skoda é uma subdivisão tcheca da VW focada em produtos de menor valor. Assim, muitos projetos são compartilhados entre ambas as montadoras, e se diferenciam apenas por acabamento e visual, e esse é o caso do VW Gol SUV (ou VW A0).
O SUV tcheco é construído sob a mesma plataforma que o futuro compacto alemão, a MQB A0. A mesma arquitetura, inclusive, se faz presente no VW Virtus e Taigun, produtos os quais serão os direcionadores dos próximos produtos da Volkswagen.
Deste modo, fora alguns aspectos visuais, como os faróis divididos do carro da Skoda, ambos os modelos devem apresentar similaridades bem fortes, como porte, motorização e inclusive o período de lançamento.
A Mobiauto já havia publicado um artigo em que comentava a relação entre os dois projetos. Porém, foram confirmadas mais algumas informações sobre o compacto do leste europeu, que podem dar mais alguma luz sobre o futuro VW A0.
Mais sobre o “Skoda A0”
A começar pelos seus recursos, o “Skoda A0” trará rodas de liga leve, iluminação LED, central multimídia touchscreen, câmera 360 graus e até mesmo bancos refrigerados em suas variantes de ponta. Não se sabe se todos esses itens equiparão o Gol SUV, mas é provável que grande parte deles componham sua lista de equipamentos.
Quanto ao seu trem de força, o modelo virá apenas com uma opção, um motor 1.0 TSI a gasolina que deve produzir 116 cv de potência e 18,15 kgfm de torque. A usina é a mesma que equipava o VW UP! aqui no Brasil e será acoplada a transmissões manuais e automáticas.
Como já comentado neste artigo da Mobiauto, é esperado que o Gol SUV venha equipado com um propulsor 1.0 turboflex, uma variação do 1.0 TSI já comentado, e que marca presença aqui já em Virtus e Polo.
Deste modo, fica claro que os dois não são completamente iguais. Mas, vale lembrar que a marca tcheca tem foco maior em produtos de menor custo, e assim deve produzir uma versão mais em conta e menos equipada do VW A0. Por isso a motorização do Skoda será mais “atrasada”.
Porém, é fato que o VW Gol, SUV será um produto global, e deverá manter um padrão pelo resto do mundo, até mesmo sob quando produzido sob o logotipo tcheco. Assim, quanto mais perto se está do lançamento do novo compacto da Skoda, em maio do ano que vem, mais perto se está do futuro VW A0.
Flagras - Autocar
Projeções - @kdesignag