VW Kombi volta ao Brasil elétrica, com 200 cv e por R$ 300.000
A Volkswagen aproveitou seu evento de comemoração de 70 anos de operações no Brasil para confirmar a venda da ID.Buzz, a Kombi elétrica, no mercado brasileiro.
A fabricante não confirmou a data de chegada, mas a van elétrica virá importada de Hannover, na Alemanha, e deve chegar em 2024. Será o segundo produto elétrico da marca no País, depois do SUV ID.4, como já havíamos contado neste outro artigo.
A Mobiauto foi o primeiro veículo de imprensa a antecipar que a ID.Buzz seria comercializada no Brasil, em março de 2022.
Você também pode se interessar por:
- Volkswagen ID.4: um carrão elétrico que deve custar mais de R$ 320.000
- VW ainda não desistiu de ter uma picape contra Toro e Montana
- VW ID.4 será o primeiro carro elétrico da marca vendido no Brasil
- VW Kombi elétrica vem ao Brasil cheia de truques. Nós já vimos de perto
Como é a VW ID.Buzz
A conexão entre a ID Buzz e a velha Kombi pode parecer forçosa, mas é a própria marca quem faz isso entre as duas. Tanto que a fabricante procurou replicar a silhueta “pão de forma” da Velha Senhora, dando à sua tataraneta um para-brisa levemente inclinado e uma frente pouca coisa bicuda apenas por questões aerodinâmicas (são só 0,29 Cx) e de segurança.
O desenho dos faróis, integrados por um filete de LED que contorna as duas peças e vai até o enorme logotipo da marca, está mais ligado a outros modelos da família ID, mas a pintura saia-e-blusa com teto branco é inspirada na icônica Kombi “Corujinha”. O conjunto óptico, aliás, traz projetores com LEDs matriciais através do sistema inteligente de iluminação IQ Light.
A traseira é o que mais diferencia as duas. Afinal, a ID.Buzz tem lanternas horizontais de LED, interligadas por uma faixa também de LED que atravessa todo o balanço traseiro.
Por dentro, claro, a nova Kombi traz bastante tecnologia. Volante, multimídia e cluster são compartilhados com os irmãos da família ID. Sofisticada, tem seletor do câmbio ao lado do painel de instrumentos, console central remomível e uma série de outras soluções e easter-eggs.
Motor elétrico traseiro de 203 cv
Como na Kombi original, o motor e a tração da ID.Buzz serão traseiros, mas esqueça o som característico dos propulsores boxer refrigerados a ar da original. Na variante dos anos 2020, a propulsão é 100% elétrica e rende incríveis 204 cv de potência.
Se a Velha Senhora original derivava do Fusca, a ID.Buzz utiliza a plataforma MEB, a mesma dos outros membros da família VW ID, como os ID.3 e ID.4, o que significa que seu banco de baterias fica localizado no assoalho.
O conjunto possui 83 kWh de capacidade bruta e 77 kWh realmente disponíveis para deslocamento. São os mesmos números dos irmãos ID.3 e ID.4 recentemente apresentados no Brasil. A autonomia em ciclo WLTP da minivan ainda não foi divulgada, mas, no hatch e no SUV, o alcance prometido é de mais de 500 km.
Com uma potência de carga de até 170 kW, é possível recuperar de 5% a 80% da energia em 30 minutos utilizando corrente contínua. Para corrente alternada, são 11 kW de potência máxima, o que significa mais de 7 horas para completar a recarga.
Nova Kombi é maior
A utilização de uma plataforma modular com baterias no assoalho permite que a ID.Buzz meça 4.712 mm de comprimento, apenas 20 cm a mais do que uma Kombi dos anos 1950, mas com 2.988 mm de entre-eixos, um aumento de quase 49 cm.
Ao mesmo tempo, seu diâmetro de giro é de 11,1 m, similar ao de um Golf. A ID.Buzz também é 16,5 cm mais larga que a velha Kombi (1.985 mm), e mais de 10 cm mais baixa (1.938 mm).
Vale lembrar que ela é vendida em duas versões na Europa: a furgão e a van. Por aqui, teremos a van com capacidade para cinco ocupantes (que pode oferecer configurações com seis em disposição 3+3, ou até sete lugares com terceira fileira com duas posições). São 1.121 litros de capacidade no bagageiro e 2.205 litros com a segunda fileira rebatida.
Nova Kombi quase dirige sozinha
Ainda de acordo com a VW, a ID Buzz já ocupa o Nível 4 (de um total de 5) em relação a tecnologias de condução autônoma. Nem todas estarão habilitadas desde já, mas a minivan contará com atualizações de softwares via nuvem.
Em princípio, o utilitário oferecerá frenagem automática emergencial dianteira, assistente ativo de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. No futuro, será ativada a função “Assistente de Viagem”, que permite uma condução quase 100% autônoma em rodovias, a qualquer faixa de velocidade e incluindo trocas de faixa assistidas.
O veículo já possui instalado, também, um sistema chamado Car2X, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real. Conforme a plataforma foi integrada a outros modelos e até ao monitoramento inteligente do tráfego de grandes cidades, poderá ser útil no uso diário da ID.Buzz.
Quando a nova Kombi chega?
A Volkswagen ainda não confirmou qual a data certeira da chegada, mas deve ficar para 2024. Afinal o ID.4, primeiro elétrico da marca no Brasil, só será vendido no segundo semestre deste ano.
Na Alemanha, a ID.Buzz na configuração van pode ser encontrada a partir de 54.370 euros, que na conversão direta para o real dá R$ 284.700. Dessa forma, considerando os gastos nos trâmites da importação, podemos esperar que ela chegue custando em torno de R$ 300 mil.