VW Saveiro 2023 é mais fraca e mais forte ao mesmo tempo. Entenda por quê

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V
JC
Por
02.05.2022 às 22:20 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Por Felipe Oliveira

Após muita especulação a respeito do que aconteceria em seu futuro, a Volkswagen Saveiro chegou à linha 2023 com a mesma gama de outrora: quatro versões, todas equipadas com o motor 1.6 16V MSI flex da família EA211. Ele deixa a picape mais forte e, ao mesmo tempo, mais fraca. Não entendeu? Calma que vamos explicar! 

Com as novas regras de emissões impostas pelo Proconve L7, a fabricante aposentou o motor 1.6 8V EA111. Para o seu lugar, o propulsor 1.6 MSI, com cabeçote de 16 válvulas, passou a ser usado por todas as versões da picape compacta. Antes, estava presente apenas na configuração de topo, Cross. 

Porém, mesmo essa usina com quatro válvulas por cilindro foi recalibrada, perdendo 4 cv tanto com gasolina quanto com etanol: de 110/120 cv (G/E), passou para 106/116 cv. Já o torque caiu de 15,8/16,8 kgfm para 15,4/16,1 kgfm, uma redução respectiva de 0,4 e 0,7 kgfm.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Contudo, quando comparada com o velho 1.6 8V de 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm usado pelas versões Trendline e Robust na linha 2022, a nova motorização promoveu um ganho 5 cv com gasolina e 12 cv com etanol. 

O torque máximo subiu 0,5 kgfm com o combustível vegetal, mas segue o mesmo usando o derivado do petróleo, e com um detalhe: o pico agora chega sempre a 4.000 rpm. Com o velho 1.6 8V, ele vinha logo a 2.500 rpm. O câmbio é sempre o já conhecido MQ200, manual de cinco marchas.

Na prática, a nova motorização traz uma melhora de desempenho. As versões com cabine simples vão agora de 0 a 100 km/h em 9,9 s quando abastecidas com etanol, enquanto antes necessitavam de 10,5 s. Já as de cabine dupla o fazem em 10 s, tempo que já era obtido antes pela antiga versão Cross 16V de 120 cv. Já a antiga Robust CD 8V precisava de 10,9 s.

Leia também: Feito “à mão”, protótipo como o da nova Montana custa o triplo de um Camaro

Saveiro 2023 - Versões, preços e itens de série

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Como dissemos, a Saveiro 2023 tem quatro versões, todas com duas portas. O preço inicial é de salgados R$ 87.420 e chega a quase R$ 120.000. Isso sem contar as pinturas metálicas, que custam outros R$ 1.610. Confira a lista e os preços:

VW Saveiro Robust CS 2023: R$ 87.420
VW Saveiro Trendline CS 2023: R$ 93.210
VW Saveiro Robust CD 2023: R$ 105.110
VW Saveiro Cross CD 2023: R$ 119.230

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

A versão Robust Cabine Simples vem de série com: direção hidráulica; ar-condicionado; vidros elétricos; travas elétricas; preparação para som; rodas de aço de 15 polegadas; faróis monoparábola halógenos com máscara escurecida; chave canivete sem controle; banco do motorista com ajuste de altura.

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Com cabine dupla, a mesma versão acrescenta: freios a disco nas quatro rodas; barras longitudinais no teto; fontes de 12 Volts para os passageiros de trás. 

Leia também: VW Fusca: um carro de R$ 5.000 para bater e de R$ 500.000 para colecionar

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

A versão Trendline é só Cabine Simples e adiciona, em relação à Robust Cabine Simples: computador de bordo; alto-falantes dianteiros; chave canivete com controle; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; câmera de ré; faróis de neblina; ganchos para amarração de carga, entre outros equipamentos. 

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Há, ainda a possibilidade de incluir um pacote com iluminação para caçamba, lanternas de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e central multimídia com projeção de celulares via cabo, por um adicional de R$ 8.130. 

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Picape vira o ano-modelo com motor 1.6 16V recalibrado, menos potente do que antes, porém mais forte e eficiente do que o velho 1.6 8V

Por fim, a versão mais cara, Cross Cabine Dupla, conta com todos os itens de série da Trendline mais: controle de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; bancos em couro sintético; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; rodas de liga leve; controle de cruzeiro. 

Imagens: Divulgação/Volkswagen

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Fiat Strada CVT sacrifica o carreto para rodar no conforto
Flagra: VW Saveiro com motor renovado está pronta para encarar a Strada
Flagra: VW Polo 2023 sai da toca com frente nova e traseira antiga
Flagra: vimos novo VW Virtus nacional de frente, e ele é a cara do indiano

Comentários