VW Saveiro e Fiat Strada: por que as rivais têm estratégias tão diferentes
Graças a uma fonte da indústria automobilística, que passou as vendas das picapes pequenas por versões à coluna, desvendamos as estratégias dos dois modelos pequenos do mercado: Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.
A Fiat e a Volkswagen não divulgam os números de vendas por versões, mas tivemos acesso a eles e identificamos até 5 unidades da Saveiro vendidas para serviços funerários. Mas esta é só uma curiosidade irrelevante, pois o que realmente queríamos desvendar era a estratégia de cada montadora para este nicho.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW Saveiro terá produção dobrada antes mesmo da linha 2024
- Segredo: VW Saveiro 2024 renovada já tem data para sair do forno
- Fiat Strada diesel nacional fazia 19 km/l e foi barrada por lei brasileira
- Fiat Strada 2024 terá motor, visual e equipamentos novinhos em folha
Estamos falando de um subsegmento que já atingiu 55 mil vendas este ano. O fato impactante dos primeiros cinco meses foi o crescimento da Volkswagen Saveiro, mesmo sem nenhuma modificação recente. A picapinha da Volks se aproxima da casa de 15 mil vendas, contra pouco mais de 3 mil no ano passado.
Todas as versões da Saveiro tiveram crescimento: a Robust Cabine Simples quadruplicou as vendas, a Trendline Cabine Simples multiplicou seu volume por 12, a Robust Cabine Dupla cresceu 31 vezes e a Cross Cabine Dupla cresceu 14 vezes. Mas é a versão Robust Cabine Simples a grande puxadora de vendas.
Nada menos de 77% das vendas da Volkswagen Saveiro são da versão Robust Cabine Simples, ou seja, uma picape de serviço. Se somarmos as versões Cabine Simples (Robust e Trendline), as picapes de serviço atingem 87% das vendas da Saveiro. Trata-se de uma estratégia completamente diferente da que vem sendo utilizada pela Fiat.
Segundo os números obtidos pela coluna, no ano passado 58% das vendas da Fiat Strada eram das versões Cabine Simples (Endurance e Freedom). Este ano, as versões Cabine Simples representam apenas 43% das vendas da picape Strada.
A Fiat Strada teve uma ligeira queda nas vendas deste ano (-1.000 unidades), variação que pode ser contabilizada a favor do Volkswagen Saveiro. Mas a verdadeira razão da menor venda de picapes Cabine Simples está na estratégia da Fiat: aumentar a rentabilidade do modelo.
Para atingir esse objetivo, a Fiat usou como tática investir mais nas versões Cabine Dupla e na opção do câmbio automático (CVT). Por isso, tirou do catálogo a Strada Endurance Cabine Dupla, que vendeu menos de 2,1 mil unidades de janeiro a maio do ano passado, e reforçou a produção das versões automáticas (Volcano e Ranch).
Com isso, a Strada Volcano AT e a Strada Ranch AT passaram de 3 mil vendas para 12 mil este ano. Quadruplicaram. Se a Saveiro quadruplicou as vendas da Robust Cabine Simples manual, a Strada quadruplicou as vendas da Cabine Dupla automática. Resultado: maior lucratividade para a Fiat do que para a Volkswagen.
Enquanto a Volkswagen Saveiro tem apenas 13% das vendas nas versões Cabine Dupla (Robust e Cross), a Fiat Strada concentra 57% das vendas nesse subnicho. Vale lembrar que a Saveiro é a única picape Cabine Dupla do país com apenas duas portas; todas as outras têm quatro portas.
Veja abaixo os números de vendas das duas picapes este ano até o dia 29 de maio, versão por versão:
Versão | Número de emplacamentos |
Saveiro CS Robust |
10.876 |
Saveiro CS Trendline |
1.421 |
Saveiro CD Robust |
906 |
Saveiro CD Cross |
938 |
Strada CS Endurance |
11.358 |
Strada CS Freedom |
5.957 |
Strada CD Freedom |
6.199 |
Strada CD Volcano |
4.495 |
Strada CD Volcano AT |
6.282 |
Strada CD Ranch AT |
5.853 |
Para uma picape que estava quase "morta", a recuperação da Saveiro é motivo para comemorar. Mas a Volkswagen sabe que a mina de ouro está na Cabine Dupla, por isso muito em breve apresentará um novo facelift da Saveiro.
Deveria, na verdade, partir para um modelo de quatro portas, mas esse é um projeto que, se vier, só será lançado na segunda metade da década. Como sempre, a Volkswagen Saveiro corre, corre e corre para dar um passo que a Fiat Strada já deu há muito tempo. Historicamente tem sido assim, por isso a Saveiro deixou de ser líder.
Já a Fiat parece não ter limites para a Strada. Com a chegada da Chevrolet Montana no nicho da Fiat Toro, a nova tática será oferecer um motor turbo na Nova Strada para que ela passe a incomodar a Nova Montana nas versões de entrada. É um jogo de xadrez. Agora desvendado com os números das versões.
Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.
Jornalista Automotivo