VW Taigo é o Nivus europeu, mais esportivo e com grade que acende
Cerca de um ano após ser lançado no Brasil, o Volkswagen Nivus já é esperado para desembarcar na Europa, embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente. A principal novidade até o momento é o novo nome do SUV cupê, que responderá por Taigo no Velho Continente.
Mas o que muda além do nome? Primeiro, na Europa ele terá motorização híbrida. Além disso, a Volkswagen anunciou que o modelo receberá um “grande número de assistências e conectividade”, mas não indicou especificamente o que vai equipar o veículo.
Vale lembrar que o Nivus brasileiro possui sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, detector de fadiga, frenagem autônoma emergencial a até 50 km/h e frenagem autônoma pós colisão. Tais itens devem estar presentes no Taigo, mas resta saber o que mais ele trará.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
O que o Taigo com certeza não terá é a central VW Play, desenvolvida no Brasil e voltada a modelos do mercado sul-americano. Ela é dotada de conexão com a internet via Wi-Fi e loja de aplicativos, mas ainda patina nas mãos dos clientes devido a problemas de confiabilidade, como já mostrou a Mobiauto.
As imagens divulgadas pela fabricante ainda são esboços, mas mostram que o Taigo terá uma frente ainda mais agressiva que o Nivus. E que, talvez, conte com uma versão esportivada R-Line, que foi usada como inspiração para as ilustrações e ignorada pelo Nivus no Brasil.
Embora estejam em um tamanho desajeitado, as rodas devem ter o design próximo ao visto nos desenhos. Além disso, o Taigo terá para-choques diferentes exclusivos nos dois balanços.
No dianteiro, as caixas dos faróis de neblina são integradas à tomada de ar inferior, por conta do acabamento em preto brilhante que envolve todo o conjunto, inspirado no design do Taos. Outra parte inspirada no SUV médio - que ainda não foi lançado oficialmente no Brasil - é a linha horizontal iluminada que cruza toda a grade dianteira, conectando as assinaturas em LED dos faróis.
Leia também: Indústria monta carros incompletos e busca peças de avião para não parar
A traseira traz visual aparentemente mais robusto e imponente. A faixa preta horizontal que liga as lanternas foi mantida, mas o desenho dos LEDs é diferente, lembrando o Tiguan. Além disso, um filete superior cruza toda a traseira até tocar no emblema da Volkswagen, elemento que nosso Nivus não possui.
Por fim, a marca parece ter dado mais alguns centímetros de pára-choque traseiro ao Taigo, para alojar duas falsas saídas de escape em formato trapezoidal.
O Nivus europeu será fabricado em Pamplona, Espanha, e deve ser lançado no final deste ano. Segundo a montadora, ele será movido pelos motores turbo da marca, mas não foi especificado se será pelo 1.0 do Nivus, 1.4 do Taos ou 1.5 de ciclo miller que pode pintar no novo Tiguan por aqui. Como já dito, também haverá pelo menos uma configuração híbrida.
Você também pode se interessar por:
VW Taos faz Tiguan perder motor 1.4 e custar mais de R$ 220.000
Nem T-Cross nem Tiguan: VW Taos ameaça mesmo é o Jetta
VW Taos deve ganhar irmã gêmea picape até 2023
Toyota Corolla Cross chega para ser o que a Fielder não conseguiu
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.