VW Virtus 2023: 11 itens que ele ganhou e o novo Polo esqueceu
Os novos Volkswagen Polo e Virtus repercutem aqui na Mobiauto há muito tempo. Nós detalhamos todas as novidades da dupla muito antes de a fabricante alemã começar as apresentações.
No entanto, apesar de irmãos e de terem nascido com a mesma cara, os dois modelos se distanciaram na linha 2023, tanto visualmente quanto nas diferenças entre as listas de equipamentos.
Enquanto o Polo perdeu potência e itens de série para ficar mais barato e, assim, poder brigar com Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de modo mais competitivo, o Virtus recebeu faróis de Nivus, ficou mais comprido e ganhou aspecto mais classudo, para ocupar o lugar que um dia foi do Jetta na faixa de R$ 100.000 a R$ 150.000.
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Por conta disso, o hatch ignorou novos componentes de segurança ativa e recebeu apenas três estrelas nos testes de segurança do Latin Ncap, enquanto o sedan ficou com nota máxima. A gente te explica os motivos neste outro texto.
No entanto, com a revelação das versões, preços e equipamentos do Virtus 2023, foi possível constatar que o sedan está bem mais equipado em relação ao hatch. Para tornar o comparativo justo, estamos considerando a partir da versão 170 TSI, uma vez que o Virtus não possui versões MPI ou Track.
Confira abaixo oito vantagens do Virtus contra o Polo.
1 - Seis Airbags
Desde o lançamento da dupla, os modelos eram equipados com quatro airbags. O Polo continua dessa maneira, enquanto o Virtus ganhou airbags de cortina, totalizando seis bolsas de ar.
2 - Coluna de direção ajustável
Todas as versões do Virtus possuem coluna de direção ajustável em altura e profundidade. Ao longo dos anos, as versões 1.6, que já não existem mais, ganharam o item que ajuda na ergonomia. Porém, a linha 2023 do Polo só possui os ajustes a partir da versão Comfortline.
3 - Banco traseiro bipartido
Feito para facilitar a vida do motorista que precisa levar um item maior no porta-malas ou acomodar mais bagagens, o banco bipartido é item de série em toda a gama do Virtus, enquanto o Polo oferece a comodidade apenas na versão Highline.
4 - Lanternas em LED
Todas as versões do Virtus 2023 possuem lanternas traseiras em LED, que permitem melhorias no design, além de serem mais modernas. Nem mesmo a versão esportiva do Polo, GTS, possui o item, seguindo com lanternas inteiramente halógenas.
5 - Saída de ar traseira
6 - Tomada USB traseira
Quem viaja no banco traseiro do Virtus, além do espaço adicional, encontra uma saída de ar-condicionado e duas portas USB tipo C. Ambos os itens não estão presentes em nenhuma versão do Polo.
7 - Frenagem autônoma de emergência
8 - ACC
9 - Detector de fadiga
10 - Frenagem de manobra
Sem dúvidas, a maior discrepância entre Virtus e Polo 2023 está na lista de auxílios de segurança ao condutor.
Afinal, o Virtus 2023 ganhou frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em todas as versões automáticas. A partir da Comfortline, há detector de fadiga e a Highline adiciona frenagem de manobra, que para o carro (até 10 km/h) ao detectar objetos durante o estacionamento.
11 - Motor 200 TSI
O Polo adotou a motorização TSI mais simples em toda a gama - exceto a versão GTS -, com um 1.0 turbo flex 12V de injeção direta que rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível.
Já o Virtus manteve a configuração 200 TSI de 116/128 cv e 20,4 kgfm nas versões Comfortline e Highline, deixando a opção 170 TSI manual ou automática apenas na opção de entrada.
1 item que o VW Polo 2023 tem e o Virtus 2023 não: faróis matrix
Se partirmos para as versões topo de linha, Exclusive (Virtus) e GTS (Polo), o Polo tem uma única vantagem sobre o irmão de três volumes: os faróis IQ Light, com tecnologia matrix, que não cegam os motoristas nas rodovias.
Aliás, esse foi um dos motivos para a Volkswagen acabar com o Virtus GTS e criar a configuração Exclusive, não tão esportiva, mas mais refinada, a fim de pescar clientes de versões de entrada do Toyota Corolla.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.