VW Virtus 2023 nacional será assim e terá motores 170, 200 e 250 TSI
Depois do Polo, foi a vez de o Virtus ser revelado antecipadamente pelo governo argentino para o descontentamento da Volkswagen. Imagens do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do país vizinho mostram o visual do sedan por completo.
Assim como aconteceu com o Polo, nossos flagras, fontes e projeções em parceria com o Overboost estavam corretas. O sedan realmente assumirá um visual diferente do hatch, mas será exatamente o mesmo modelo apresentado na Índia.
Por dentro, o acabamento será incrementado com pontos macios ao toque, mas itens como o volante do Nivus, a central multimídia VW Play e o ar-condicionado Climatronic Touch, ativado por deslizamento dos dedos, já estão presentes na gama desde a linha 2022. O quadro de instrumentos digital de 8” deve pintar nas versões intermediárias.
Como será o Virtus 2023
Em maio de 2021, a Mobiauto publicou que o VW Virtus reestilizado teria visual distinto do Polo, com grade exclusiva e faróis com desenho próximo ao do Nivus. Erramos a projeção da grade, mas acertamos em cheio que seu visual seria próprio e o desenho do conjunto óptico dianteiro.
Após este flagra que publicamos em primeira mão em março deste ano, comprovou-se que o sedan passará a ter as mesmas linhas do recém-lançado Virtus indiano. Além do para-choque e do sistema de iluminação modificados, o Virtus 2023 terá uma mudança na estamparia de metal: o capô ficará um pouco mais alto e com novos vincos.
Na traseira, as mudanças serão sutis, reservadas ao para-choque e ao arranjo interno das lanternas, que passarão a ter LEDs e máscaras negras.
Novidades mecânicas
Tanto Virtus como Polo ganharão uma nova calibração do motor 1.0 TSI, herdada do extinto Up!. Porém, enquanto o subcompacto tinha 101/105 cv de potência (gasolina/etanol), a dupla Virtus e Polo passará a render 109/116 cv. O torque será mantido nos atuais 16,8 kgfm. Ainda não está claro se a nomenclatura usada será 170 TSI ou só TSI.
Um detalhe é que apenas o sedan terá essa configuração de motor aliada de maneira inédita ao câmbio automático, usando a caixa AQ160 dos extintos, Gol, Polo e Virtus 1.6 MSi. Já o novo Polo 170 TSI terá apenas a transmissão manual de cinco marchas.
O grande mérito do Virtus 170 TSI Automático estará no consumo, chegando a 16,3 km/l na configuração manual e 15,6 km/l na automática, conforme revelou antecipadamente o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro:
VW Virtus 170 TSI manual 2023 (cinco marchas) – Consumo Inmetro
· 9,6 km/l com etanol na cidade
· 13,8 km/l com gasolina na cidade
· 11,4 km/l com etanol na estrada
· 16,3 km/l com gasolina na estrada
VW Virtus 170 TSI automático 2023 (seis marchas) – Consumo Inmetro
· 8,7 km/l com etanol na cidade
· 12,4 km/l com gasolina na cidade
· 11 km/l com etanol na estrada
· 15,6 km/l com gasolina na estrada
Se o consumo é bom, o desempenho não deverá ser tão animador, já que, com o câmbio automático, segundo o Manual de Proprietários da VW, o novo Virtus 170 TSI fará o 0 a 100 km/h na casa de 11 s. Com a caixa manual, o tempo cai para 10,5 s.
As versões atuais, equipadas com motor 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm de torque, bem como a GTS, que utiliza o motor 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm de torque, permanecerão disponíveis par ao consumidor.
Você também pode se interessar por:
Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
VW Gol e Voyage 2023 dão últimos suspiros. Preço chega a R$ 95.000
Exclusivo: VW Polo 170 TSI terá truques para chegar a 17 km/l
VW Polo e Virtus 170 TSI serão mais lentos e econômicos que os MSI
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.