Avaliação do Audi A5 Sportback Ambition Plus surpreende
A aventura começou na Marginal Pinheiros, mas a análise iniciou antes de entrar no carro e retirá-lo da montadora. Os olhos passaram a operar no modo escâner e nada a partir daquele momento passaria despercebido na avalição do Audi A5 Sportback Ambition Plus. O modelo comercializado por R$ 264.990 se destaca pelo design e inúmeras tecnologias, além de apresentar uma performance digna de um esportivo. Alguns itens que munem esta versão do A5 são: motor de 252 cavalos, câmbio S Tronic de 7 marchas, sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e câmera de ré e kit S line, que contempla difusor, saias laterais e soleiras.
Design
O Audi A5 combina design esportivo e sofisticação em seus 4,73 metros de comprimento. Os traços externos têm uma suavidade marcante. A ausência de profundidade nas linhas laterais é compensada pela precisão com que elas cortam o modelo esportivo de uma ponta a outra. Os vincos mais expressivos ficam no capô e na parte traseira do automóvel. A dose de agressividade esperada de um design esportivo está presente nos faróis com assinatura em LED, que dão ainda mais personalidade ao carro. As rodas de liga leve aro 18 e as portas sem moldura completam o visual do “cupê” de 4 portas.
O design interior característico de um esportivo é notável assim que se entra no carro, pois é necessário abaixar um pouco mais do que em outros veículos para se sentar nos bancos revestidos com couro sintético. O teto solar dá aos ocupantes uma visão panorâmica. Apesar de não poder ser considerado um modelo cupê, por não cumprir alguns requisitos, o A5 segue as medidas de um, o que pode ser um pouco desconfortável para pessoas mais altas. Elas podem se sentir o teto um pouco mais próximo da cabeça, do que em outros carros da categoria sedan.
Conforto e espaço
Os assentos dianteiros proporcionam comodidade aos ocupantes. O espaço dianteiro para as pernas é o suficiente para uma viagem confortável. Os passageiros traseiros não desfrutam da mesma área livre para as pernas, dependendo da regulagem dos bancos feita pelas pessoas da frente. Por se tratar de um carro baixo, são necessários apenas alguns centímetros a menos para ter o conforto comprometido, já que as pernas tendem a ficar mais dobradas. O lugar do meio gera incomodo para quem o ocupa, por ter um túnel central elevado, porém a interferência não é sentida, se o ocupante for uma criança.
O porta-malas atende as necessidades de quem precisa de espaço. Seus 480 litros de capacidade comportam as bagagens de pessoas que não levam apenas o básico quando viaja, como por exemplo uma família que além das malas tem que levar a caixa de brinquedo das crianças. Um ponto que merece ser citado é que em vias com declives o porta-malas com fechamento automático apresenta um leve ruído, dando a sensação de não estar fechado corretamente, mas nada que chegue a gerar um incomodo.
Tecnologia
O modelo investe em sensores, monitores e sistemas que proporcionam uma direção mais performática, maior segurança e economia na condução do esportivo de luxo. Veja algumas tecnologias da versão Sportback Ambition Plus.
1. Audi Drive Select – Oferece ao condutor 3 modos de condução
Dinâmico: Configuração mais básica. É ativada automaticamente toda vez que o carro é ligado. Oferece ao motorista uma condução prática e fluida.
Sport: Nesta configuração, os amortecedores têm maior firmeza, o motor responde de forma mais espontânea e a caixa de velocidades S tronic passa a trabalhar com um intervalo de rpm mais elevado, propiciando a sensação única de dirigir um carro esportivo.
Eficiência: Configuração ideal para uma direção suave e econômica. Este modo ativa uma nova interpretação do controle cruzeiro, que faz a velocidade pré-estabelecida cair em subidas e autoestradas, ao ponto de consumir quantidades mínimas de combustível. O sistema ainda usa dados da rota para reduzir a velocidade antecipadamente, evitando frenagens bruscas que acabam por gastar mais combustível do que o necessário.
2. Traffic Jam Assist
O A5 conta com a tecnologia Traffic Jam Assist, capaz de conduzir o veículo de forma semiautônoma em velocidades de até 65 km/h. O sistema basicamente utiliza seus radares, câmeras e sensores para captar informações de velocidade do automóvel da frente e da via, e usa os dados para controlar o acelerador e freio, seguindo o ritmo do trânsito. Em cidades em que o engarrafamento faz parte do cotidiano, este modo de condução oferece alívio ao motorista. E quando o movimento da pista volta a fluir acima dos 65 km/h, um aviso aparece no painel solicitando que o condutor reassuma o controle da direção.
3. Pre Sense
A tecnologia Pre Sense foi desenvolvida para oferecer mais segurança. Através dos sensores traseiros o sistema identifica se há automóveis se aproximando perigosamente. Se detectado o risco de colisão, as luzes traseiras se acendem para alertar o condutor do veículo de trás. Enquanto os cintos do motorista e passageiros são afivelados automaticamente, janelas e teto solar são fechados instantaneamente a fim de proteger ao máximo quem está a bordo do veículo.
4. Tração quattro
A Audi sabe o potencial desta tecnologia e quem experimenta não quer abrir mão. Por isso, a marca alemã reservou apenas para as versões topo de linha, fazendo com que o consumidor desembolse um pouco mais para aderir firmeza e performance. No modelo A5 o item só está disponível nas opções Ambition e Ambition Plus.
A tração quattro divide a força motriz entre os eixos dianteiros e traseiros, para oferecer agilidade e segurança em qualquer condição e tipo de terreno. Essa tecnologia combinada com a suspensão do sedan oferece estabilidade ao carro até nas curvas mais acentuadas.
Potência e Consumo
O conjunto câmbio, motor e suspensão dão ao carro a performance de um verdadeiro modelo esportivo. O condutor tem respostas rápidas ao acelerar. Basta pisar um pouco mais fundo que em poucos segundos escutará o ronco do motor e sentirá suas costas coladas ao banco enquanto o automóvel mostra seu desempenho pelas ruas.
O A5 Sportback Ambition Plus tem motor 2.0 TFSI com 252 cavalos e apresenta 32 kgfm de torque. O modelo equipado com câmbio S tronic de 7 velocidades precisa apenas de 6 segundos para levar o velocímetro de 0 a 100 km/h e chega a atingir a velocidade máxima de 250 km/h, que poderia ser maior, mas é limitada pela fabricante. Quando se trata de consumo, o sedan de luxo movido a gasolina, rende 9,3 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada.
Compraria?
Pela performance e tração Quattro seria uma opção interessante para minhas aventuras e viagens de final de semana em estradas com curvas sinuosas. Porém, pensando no dia a dia, o fato de morar em São Paulo e ter poucas vias em que se pode chegar aos 100 km/h, pesaria na hora de tomar a decisão. Por outro lado, o modo de direção autônomo teria grande serventia para enfrentar o trânsito cotidiano de uma cidade grande. O design também é um aspecto atraente, entretanto, carros baixos me causam desconforto para entrar e me incomoda o teto ficar próximo demais da cabeça de um passageiro que tenha mais de 1.85. O pacote tecnológico que proporciona segurança e economia, e o valor, que é mais baixo, comparado a modelos com sistemas parecidos foram os meus critérios de desempate. E você compraria?
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.