Novo Fiat Fastback Impetus Hybrid: o que você precisa saber antes de comprar
O Fiat Fastback Impetus Hybrid não é econômico. Essa talvez seja a informação mais buscada sobre o SUV, e vale ressaltar que no teste em vida real ele demonstrou que não será seu ponto mais favorável. Mas o modelo se apoia neste motor elétrico para melhorar a experiência ao volante.
O Fiat Fastback Impetus Hybrid manteve os predicados da versão convencional, que já tem data para ser descontinuada. Estamos falando então de um bom desempenho do motor T200 Hybrid, do porta-malas de 516 litros de capacidade e do design atualizado, principalmente na subsegmentação que se criou entre os SUVs.
Vale a pena levar um desse para casa? Com pouco mais de 20 dias nas lojas, durante o mês de novembro, o modelo foi responsável por um volume de vendas interessante. Com suas duas versões híbridas, o Fastback cravou 633 unidades vendidas, que é mais do que o Corolla híbrido vendeu durante os 30 dias do mês passado.
Vamos contar agora os pontos positivos e negativos do Fastback Impetus híbrido, após teste de sete dias e 800 km rodados.
Você também pode se interessar por:
- Jeep Commander Longitude flex 2025: o que saber antes de comprar
- Como a Toyota fará o Corolla suprir a ausência do Yaris Sedan no Brasil
- Ford Ranger gabarita teste e VW Amarok fica com três estrelas no Latin NCAP
- Ram Rampage BigHorn enfim tem preço revelado no Brasil; veja o preço
Onde o Fastback manda bem?
Porta-malas: 516 litros de capacidade no porta-malas não é para qualquer um. O compartimento é amplo e tem espaço para levar malas de todos da família. As caixas de roda atrapalham um pouco para colocar peças maiores no local, mas ainda assim tem espaço de sobra.
Desempenho: o motor 1.0 turbo flex entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O sistema elétrico de 12V é o que alimenta o motor elétrico, que substitui o alternador e motor de partida. Deixando os números de lado, na prática, temos um carro bem mais ágil que antes. As saídas de semáforo são melhores que antes, e superiores às de seu maior rival em nosso mercado: o VW Nivus.
Conectividade: o sistema multimídia do Fastback, que é o mesmo de Pulse e tantos outros modelos da Stellantis. A tela tem 10,1” que é uma boa medida, e controla ar-condicionado, GPS, acionamento das assistências de condução do veículo e faz espelhamento de celulares sem fio. É fácil de mexer e bastante completa.
Dirigibilidade: o motor elétrico de baixa potência dá mais conforto ao dirigir. As respostas mais rápidas ao acelerador tornam a direção mais prazerosa e segura. No geral, o Fastback segue um bom carro de guiar, com pouco oscilação da carroceria nas curvas e comportamento estável. A direção responde rápido aos comandos e o carro sempre está nas mãos do motorista.
O que o Fiat Fastback ficou devendo?
Consumo: difícil defender um híbrido que não tenha consumo como sua principal característica. Saber que o Fastback é híbrido para manter um baixo volume de emissões e não para ter um consumo de encher os olhos é importante. O valor do veículo agrada e o fato de não pagar IPVA em alguns estados do Brasil ajuda na escolha. Veja os dados de consumo:
Cidade: 8,9 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina.
Estrada: 9,8 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.
Espaço interno: não mudou de geração, nem mesmo ganhou um novo arranjo interno. Com isso, os 2,53 metros de entre-eixos seguem garantindo o mesmo espaço para os ocupantes. Passageiros acomodam tranquilamente a cabeça, mas ombros já ficam mais apertados, assim como os joelhos de pessoas mais altas sofrem n segunda fileira de bancos.
Acabamento interno: as peças plásticas são comuns do segmento, mas o porta-luvas mal encaixado incomoda e as rebarbas de algumas emendas do painel frontal poderiam não existir. Exceto isso, temos um acabamento dentro do esperado para a categoria.
Fiat Fastback Audace Hybrid 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal,
turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência:
125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4
kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/potência: 9,71 kg/cv
Peso/torque: 61,9
kg/kgfm
Câmbio:
automático CVT, simulação de 7 marchas
Tração:
dianteira
0 a 100 km/h: 9,4
segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo Inmetro: Cidade: 8,1 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade. Estrada: 9,7 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.427 mm de comprimento, 2.533 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura / porta-malas, 516 litros (VDA) / tanque de combustível, 47 litros / peso: 1.262 kg em ordem de march.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva / suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo de torção com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a tambor / diâmetro de giro: 10,7 m / Vão livre do solo: 192 mm / ângulo de ataque, 20,4°, ângulo de transposição de rampa, 21,2°, ngulo de saída, 24,3° / Carga útil: 400 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 215/45 R18 / Estepe: temporário, 125/80 R16.
Fiat Fastback Audace Hybrid 2025 – lista de equipamentos
- Central multimídia de 10,1";
- Carregador de celular por indução;
- Detector de chuva;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Retrovisor fotocrômico;
- Farol alto automático;
- Partida remota por botão;
- Ar-condicionado digital automático digital;
- Câmera de ré;
- Faróis Full LED;
- Assistente de permanência em faixa;
- Frenagem autônoma de emergência;
- Bancos em couro;
- Cluster digital de 7 polegadas;
- Faróis de neblina dianteiros com função cornering light;
- Navegação GPS embarcado;
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia;
- Rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Tapetes de carpete;
- Teto bicolor;
- Volante com regulagem de altura e profundidade;
- Retrovisor interno eletrocrômico.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.