Avaliação: Fiat 500 elétrico é o Ford Mustang da marca italiana; Entenda
Un bel ragazzo. É por aí que temos que falar do Fiat 500. O subcompacto da marca italiana já foi vendido no Brasil com motores a combustão interna, mas hoje se resume a uma versão única e elétrica.
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Os traços seguem os mesmos do passado, e que envelheceram muito bem. Afinal, estamos diante de um carro que foi apresentado após a Segunda Guerra Mundial, e que neste ano completa 67 anos de existência.
Claro que pouco tem a ver o 500 atual comparado com o da década de 1950. No entanto, as linhas arredondadas, incluindo a do farol, seguem usadas, e o modelo veste a camisa da solução de mobilidade, sendo uma ótima opção para se usar no dia a dia – ele cabe em qualquer vaga, eu garanto.
Mas por que ele é o Ford Mustang da Fiat?
Isso nada tem a ver com a composição e estratégia do produto para mercado. Afinal, o motor V8 do Mustang sequer caberia no Fiat 500. Mas é a importância que cada um desses produtos tem para sua respectiva fabricante.
Ambos os modelos fizeram enorme sucesso, a ponto de virarem quase que submarcas no guarda-chuva dessas montadoras. Um Ford Mustang, hoje, por exemplo, não tem emblemas da Ford em sua carroceria, volante, cabine, rodas ou até mesmo na chave. O emblema da marca do oval azul foi substituído pelo cavalo Mustang.
E o mesmo acontece com o Fiat 500. Pode procurar pelas fotos o logotipo da Fiat na dianteira, nas rodas, na lateral, por exemplo. Para não dizer que não aparecem, tem um “Fiat” na traseira e o acabamento dos bancos são costuras que formam diversos “Fiat”. Mas é bater o olho no carro e ver o 500 estampado.
E essa é a semelhança entre os dois produtos.
Como é dirigir o Fiat 500 elétrico?
É um carrinho apertado para os meus 1,87 m. Tanto que não consegui levar passageiros atrás no assento do motorista. As medidas dele vão dar uma boa referência do que estou falando: 3,63 metros de comprimento; 1,68 m de largura, 1,53 m de altura e 2,32 m de entre-eixos. É do tamanho de um FiatMobi.
Mas é legal como a área envidraçada do carro já muda a experiência de condução. Lembro de abrir a persiana do teto panorâmico, e ver todo o carro bem iluminado por dentro. É um veículo que combina bastante com sol e áreas arborizadas.
A direção tem respostas bem ágeis e o motor elétrico torna a condução mais viva. Nem estamos falando de tanta potência assim, já que são 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Mas o 500 elétrico é leve e o propulsor responde bem aos acionamentos do pedal direito.
De acordo com a marca, o 0 a 100 km/h acontece em 9 segundos. No trânsito, o 500 elétrico se vira que é uma beleza. Como disse acima, é ágil para arrancar e passar carros, além de ser pequeno e se encaixar nos buracos dos congestionamentos.
As suspensões poderiam ser um pouco mais macias. O conjunto oferecido é mais do mesmo que já vemos no setor, com McPherson na dianteira e eixo de torção para a traseira. O ajuste é bem rígido e isso reduz bastante a rolagem de carroceria, mas deixa o carro mais duro para usar no dia a dia.
Autonomia é pequena e isso incomoda. A bateria dele é de 42 kWh que, na prática, garante um alcance total de 227 km. É o suficiente para rodar na cidade e fazer trajeto casa-trabalho, trabalho-casa? Sim, mas você vai ter de parar em uma tomada bem mais cedo que os rivais. E nada de tentar viajar com o 500...
Beleza é ponto forte
O 500 é vendido em versão única aqui no Brasil, chamada de Icon, com preço sugerido de R$ 214.990. É um preço elevado, levando em consideração que o BYD Dolphin Mini custa R$ 100 mil a menos. No entanto, parece, de fato, que estamos rodando com um ícone, já que o hatch atrai muitos olhares nas ruas.
O estilo retrô chama bastante atenção e, na minha opinião, o 500 elétrico é um dos carros mais estilosos vendidos no Brasil atualmente. Faróis tem guias de LED e faróis também de LED, com projetores. As lanternas têm LED que formam um “E”, de elétrico, e as rodas de liga leve são palitadas e casam bem com o design da carroceria. Um contraste legal.
Interior é simples. Todo o painel é de plástico. Até muda a cor e a textura das peças para amenizar a simplicidade, mas é pouco para um carro de mais de R$ 200 mil. Os bancos são bem revestidos e acolchoados.
Legal também é que o console central é limpo. O seletor do que seria o câmbio fica no painel frontal e são apenas quatro teclas em que você seleciona R, P, N ou D. A multimídia tem 10,25 polegadas e conecta celulares sem fio e é bem fácil de mexer no dia a dia, tem até navegador próprio. O painel de instrumentos também é digital e tem 7 polegadas. O hatch ainda oferece carregador por indução.
Mas nada será mais charmoso que a carroceria ter duas portas e elas serem abertas internamente por botões. Esqueça a maçaneta, no 500 elétrico, isso já ficou no passado.
Fiat 500 elétrico - equipamentos de série
- Cabo de carregamento padrão - 1,8 kW monofásico
- Carregamento Wireless para Smartphone (até 15W) com luz indicadora de uso
- Central multimídia Uconnect com tela 10,25" sensível ao toque (Rádio AM/FM; Bluetooth; Conexão sem fio Android Auto e Apple Carplay; Entradas USB no painel frontal e console central; Comandos da climatização; Reconhecimento de voz)
- CONNECT ME(assinatura opcional) - APP mobile;SOS call; Assistente de condução; Alerta manutenção;Notificação anti furto; Monitoramento de performance e eficiência; atualizações; Alerta de manutenção; Localização remota; 4G Wi-Fi e hotspot)
- Keyless entry full eletric (sistema elétrico de abertura e fechamento das portas)
- Keyless go (Sistema de partida do motor por botão)
- Lane centering (Alerta com auxílio para detecção de faixa)
- Lane control (alerta para identificação de faixas)
- Logo 500-e cromado (laterais, tampa traseira e para choque dianteiro)
- Monitoramento de ponto cego no retrovisor externo
- Motor elétrico de 87kW (118) cv e 220 Nm torque
- Parking assist com sensores de estacionamento 360°
- Pre disposição para carregamento super rápido (até 85kw)
- Quadro de Instrumentos com visor 7" full digital de alta resolução personalizável com monitoramento das funções do veículo, e integração com multimídia
- Sistema de ajuste modo de condução (NORMAL; RANGE; SHERPA)
- Teto Solar panorâmico em vidro fixo
- Transmissão automática com comando por botões no painel(Estacionar, Dirigir, Ré,Neutro)
- Wearable key: Chave design "Pebble shape"
- ACC (Piloto automático adaptativo com sistema Traffic Jam para controle automático de frenagem e aceleração em congestionamentos e trânsito lento)
- Aerofólio traseiro na cor do veículo
- Alarme antifurto
- Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
- Ar condicionado automático digital com agendamento para pré climatização
- AVAS - alerta sonoro de pedestres (Ativo em velocidade abaixo de 20 km/h)
- Aviso visual e sonoro para uso de cinto de segurança para todos os passageiros
- Banco do motoristas com ajustes de altura(4 posições) e sistema "easy entry" para o banco traseiro.
- Banco traseiro bi-partido (50/50)
- Bancos em couro bicolor ecológico com grafia exclusiva e logo 500-e
- Brake-light
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Cintos de segurança de 3 (três) pontos retráteis para todos passageiros
- Console central com tampa corrediça e porta copos retrátil
- Controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC)
- Direção elétrica
- Espelho Retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis dianteiros com sistema Welcome Animation.
- Freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras
- Freios elétricos com Hill Holder (assistente de partida em aclives)
- Frenagem de emergência por detecção de obstáculos
- Gancho universal para fixação cadeira criança (ISOFIX) dois atrás e um no banco do passageiro dianteiro
- Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Luzes de neblina traseiras
- Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
- Painéis de porta com porta garrafas, porta objetos e porta guarda-chuva.
- Painel com acabamento na cor do veículo
- Porta mala com revestimento em carpete e luz de cortesia
- Reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade
- Retrovisores externos elétricos
- Rodas de liga leve 16" (pneus 195/55 R16) com acabamento escurecido (+kit fix & go de reparação)
- Sensor crepuscular e de chuva
- Sistema de ajuste automático para farol alto
- Sistema de navegação inteligente ON BOARD (Mapas by TOM TOM)
- Sistema de som com 6 auto falantes (2 tweetes na coluna dianteira; 2 alto falantes nas portas dianteiras e 2 alto falantes na parte traseira)
- TPMS (sistema de monitoramento pressão dos pneus)
- Vidros elétricos com sistema one touch
- Volante bicolor em couro multifuncional (controle de Multimídia, assistente de condução e funções do quadro de instrumentos)
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- 1 (um) carregador 12V (Console central)
- 6 Air bags (Front bags, Windows bags, Side bags)
Fiat 500 elétrico - ficha técnica
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 118 cv
Torque: 22,4 kgfm
Peso/potência: 10,93 kg/cv
Peso/torque: 57,59 kg/kgfm
Câmbio: automático, uma marcha
Tração: dianteira
Dimensões: 3,63 metros de comprimento; 1,68 m de largura, 1,53 m de altura e 2,32 m de entre-eixos, 185 litros de porta-malas, bateria de 42 kWh. Peso em ordem de marcha: 1.290 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira); pneus 195/55 R16; diâmetro de giro: 9,7 m.
Fiat 500 elétrico: vale a pena comprar?
Essa é uma pergunta difícil de responder. Por estilo, beleza
e dirigibilidade, sim. Mas o preço é o maior impeditivo. Ele seria o melhor
rival para o Dolphin Mini se custasse o mesmo valor, mas não consegue tal
concorrência pelo valor de sua etiqueta. Como segundo carro, sobrando dinheiro
no banco, é a opção mais estilosa que vai encontrar nessa faixa de preço. Mas
como único carro, há outras opções que podem entregar mais custo-benefício.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.