Avaliação: Ford Maverick híbrida consegue rodar 1.000 km com um tanque?
A Ford Maverick é a rival direta da Fiat Toro – e até incomoda a Ram Rampage. A picape da marca americana é vendida em duas versões, sendo uma a combustão convencional e outra híbrida - sendo atualmente a única opção do segmento com uma tecnologia desse tipo.
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A Ford Maverick já foi avaliada pela Mobiauto, nas duas versões. Você pode saber tudo sobre a versão Lariat FX4 neste outro artigo, e tudo sobre a Lariat Hybrid clicando aqui. Nesta avaliação, vamos focar no consumo e autonomia da picape, que deixa qualquer carro 1.0 aspirado flex boquiaberto.
Vale lembrar que a Ford Maverick Lariat Hybrid é vendida por R$ 237.200. É um pouco mais caro do que pedem as versões mais caras da Fiat Toro, Ranch e Ultra, que saem da loja por R$ 212.990. E mais em conta que a Ram Rampage de entrada, Rebel, que é comercializada por R$ 251.990. Ou seja, a picape da Ford se posiciona na lacuna entre os dois produtos da Stellantis.
Voltando a falar da Maverick híbrida, vale lembrar que testamos uma unidade por sete dias com a proposta de rodar 1.000 km com apenas um tanque de combustível. Com isso, enfrentamos uma viagem de São Bernardo do Campo (SP) até José Bonifácio (SP), com paradas em Valinhos (SP) e Araraquara (SP). Será que conseguimos concluir a missão? Contamos detalhes agora em vídeo (abaixo) e neste artigo.
Consumo e autonomia
Os dados divulgados pelo Inmetro e a Ford apontam um consumo de 13,6 km/l na estrada e 15,7 km/l na cidade, sempre abastecido com gasolina. São números muito mais atrativos do que o de qualquer outra picape vendida no Brasil atualmente.
Com esses dados, calculados junto a capacidade do tanque de combustível que é de 57 litros, logo temos autonomia de 775,2 km na cidade e de 894,9 km na estrada. Com esses números, obviamente podemos perceber que a picape não conseguiria chegar à marca desejada no experimento, que são os 1.000 km rodados com um tanque. Mas contamos agora como foi na vida real.
No total, foram 1.479 km rodados no trajeto de ida e volta. Sendo 90% desse montante na estrada com ar-condicionado trabalhando em seu último estágio, já que enfrentei temperaturas de 34º e sensação térmica de 40º. Ou seja, condições que prejudicam a aplicação do modelo, já que é na cidade, principalmente no trânsito, em que a picape tem seu melhor rendimento.
Mesmo assim, a picape garantiu um consumo de 16 km/l de média. Foram 359,7 km rodando apenas em modo elétrico, que contribuíram bastante para chegar a essa marca acima. O resultado foi bastante satisfatório, tendo em vista que, na vida real, a picape conseguiu rodar 17,6% a mais do que o Inmetro promete.
Ainda assim, o aumento não foi suficiente para atingir os 1.000 km rodados. Como mostramos no vídeo, o experimento foi encerrado com 755,2 km rodados. Ainda teríamos 110 km de autonomia, de acordo com o computador de bordo. No total, teoricamente, daria para rodar 865,2 km com um tanque.
No entanto, tendo como base os 16 km/l finais da experiência, atingiríamos a marca de 912 km de autonomia totais. Ambos os números não batem a meta, mas não dá para negar que é um alcance bastante relevante e um bom ponto positivo para a picape.
Para atingir os 1.000 km rodados, teria que ter atingido a média de 17,5 km/l. Ouso em dizer que na cidade, tal número seria possível.
Como é dirigir a picape na estrada
Antes de falar sobre o funcionamento dela na estrada, vamos passar rapidamente sobre como ela se comporta na cidade por um motivo: o silêncio dentro da cabine. Pelo de ser híbrida e dar preferência para o motor elétrico tracionar as rodas em baixas velocidades, no percurso urbano, a Maverick híbrida é muito silenciosa. E isso agrada principalmente no trânsito.
Na estrada, o modelo é um pouco menos silencioso. Como o motor a combustão trabalha mais vezes, o ruído é maior e invade a cabine. Mas o comportamento dinâmico da Maverick é o melhor entre as picapes da categoria, inclusive se compararmos as picapes médias ou compactas.
Por ser mais baixa, apenas 20 cm do chão, a picape garante uma boa estabilidade, sem sustos com a caçamba escorregando em curvas. Só que tem um desempenho bem diferente do que vemos na irmã Lariat FX4 2.0 a gasolina.
As acelerações e retomadas de velocidade são lentas, e vem com bastante ruído interno quando o pedal da direita é acionado com mais necessidade. Como referência, a Lariat FX4 2.0 a gasolina vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, enquanto a Lariat Hybrid cumpre a mesma prova em 8,7 segundos – com a impressão que leva mais tempo para isso.
No geral, o comportamento é muito bom. Seja no quesito conforto interno ou dinâmica de condução, embora o consumo seja quem fale mais alto. No entanto, peca pelo acabamento interno simples, que range quando a carroceria torce, e para a precisão dos retrovisores externos, que deixam bastante ponto cego para manobrar.
A falta de recursos de assistências de condução e segurança também é ponto negativo. Pelo preço que cobra, um controle de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, alerta de ponto cego e outros sistemas que integram a pasta ADAS, são importantes.
Ford Maverick Lariat Hybrid 2024 – lista de equipamentos
- Direção elétrica
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Freio a disco nas quatro rodas
- Freio de estacionamento eletrônico
- Sistema auto hold
- Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista
- Alerta de colisão frontal
- Sistema de assistência de frenagem e freio automático após impacto
- 5 modos de condução selecionáveis: Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Reboque/Transporte
- Piloto automático
- Sistema Auto Start/Stop
- 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista) Itens externos
- Rodas de liga leve de 18", pneus 225/60 R18 All Season e estepe full-size
- Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução diurna
- Travas elétricas das portas e da caçamba
- Retrovisores elétricos com repetidor de seta
- Pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote
- Caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas Itens internos
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power)
- Abertura das portas por código sem chave (Keypad)
- Volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
- Bancos com revestimento premium ActiveX, bolsos, porta-revistas, ajuste elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de 6 posições para o passageiro
- Bagageiro sob o banco traseiro
- Câmera de ré
- Vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque
- Vidro elétrico da caçamba
- Painel de instrumentos com tela colorida de 6,5"
- Seletor de marchas rotativo (E-Shifter)
- Para-brisa acústico
- Console central com porta-objetos e descansa-braço
- Tomada de 12 V na traseira Multimídia
- Sistema Sync com tela touch-screen de 8"
- Compatível com Android Auto e Apple CarPlay
- Comandos de áudio e voz no volante
- Bluetooth; Rádio AM/FM; 6 alto-falantes
- 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras) Conectividade FordPass
- Status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro)
- Travamento e destravamento remoto
- Partida remota com acionamento do ar-condicionado
- Partida remota agendada
- Sistema de localização do veículo
- Alerta de acionamento do alarme
- Alertas de funcionamento do veículo Segurança
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Alarme perimétrico com imobilizador
- Cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente; ganchos Isofix; 3 alças de segurança dianteira e traseiras
Ford Maverick Lariat Hybrid 2024 – ficha técnica
Motor: 2.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha,
16V, aspirado, gasolina, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de
combustível, taxa de compressão 13:1
Potência (estimada): 194 cv a 5.500 rpm
Torque (estimado): 21,4 kgfm
de 3.000 rpm
Peso/potência: 8,76 kg/cv
Peso/torque: 79,4 kg/kgfm
Câmbio: eCVT
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitado eletronicamente)
Consumo Inmetro: 15,7 km/litro na cidade e 13,16 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões: 5.073 mm de comprimento, 3.076 mm de entre-eixos, 1.844 mm de largura, 1.733 mm de altura, 938 litros de porta-malas, 57 litros de tanque de combustível, 1.700 kg de peso
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção(traseira) com braços de alumínio; freios a discos ventilados (dianteiros) e a discos sólidos (traseiros); diâmetro de giro não divulgado; Cx não divulgado; vão livre do solo, 221 mm; ângulo de ataque, 20°; ângulo central, 16,6°; ângulo de saída, 21°; capacidade de carga, 659 kg; pneus 225/60 R18.
Vale a pena comprar uma Ford Maverick Lariat Hybrid?
Sim. A picape se comporta muito bem na estrada e com consumo de fazer inveja já aos números do Inmetro. A autonomia com um tanque garante uma longa viagem sem passar no ponto de combustível, e ainda é silenciosa e boa de guiar. Faltou carinho no acabamento interno e na lista de equipamentos, mas é uma boa opção para quem quer um carro versátil - mas sem esquecer que caçamba não é porta-malas.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.