Avaliação: o que falta para o Chevrolet Equinox RS encarar o Jeep Compass
Imagine um SUV com bom espaço interno e itens de segurança, porta-malas de 468 litros e versão com vocação esportiva: eis o ChevroletEquinox RS. Olhando assim, difícil entender o baixo números de vendas do modelo médio da Chevrolet frente aos concorrentes (leia-se principalmente Jeep Compass).
Mas basta um olhar mais apurado para entender o que faltou para o Equinox emplacar mais do que 5.675 unidades desde sua última atualização em 2022. É o que vamos analisar a seguir:
Você também pode se interessar:
- Nova Chevrolet S10 LTZ: detalhes da versão em 30 fotos exclusivas
- Chevrolet S10 2025: preços, itens de série e diferença entre as versões
- Chevrolet Cobalt: sedan se recusa a morrer e terá nova reestilização
- Chevrolet Onix: qual o custo para manter o hatch por ano?
Chevrolet Equinox RS – características
Motor: 1.5 turbo a gasolina com 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque
Câmbio: câmbio automático de seis marchas
Dimensões: 4.652 mm de comprimento, 2.752 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 de largura.
Revisões até 60.000 km: R$ 5.584
Preço: R$ 225.710
Chevrolet Equinox RS – pontos positivos
Espaço interno: o SUV da Chevrolet traz um bom acabamento interno, com materiais macios ao toque e encaixe das peças mais rígidas. O isolamento acústico não decepciona. Mas o ponto alto do interior é o espaço. Com 2.752 mm de entre-eixos, o Equinox supera o Compass e tem um aproveitamento do espaço melhor também.
Porta-malas: Com 468 litros de capacidade, o porta-malas do Equinox supera o do Compass (410 litros) sem roubar espaço dos ocupantes. Com a segunda fileira de bancos rebatida, o SUV oferece 1.561 litros de espaço para carga.
Conforto: a suspensão independente na traseira e dianteira deixa o Equinox com um nível de amortecimento bem agradável. A aparência de minivan e perfil mais baixo desaponta pelos impactos com o solo, mas deixam o SUV com uma calibração mais firme e na mão ao guiá-lo.
Visual: a versão RS traz um design mais refinado, além de ter as peças cromadas mais escurecidas. As rodas são pintadas de preto, assim como o rack de teto e todos os logos da Chevrolet. O interior também possui alguns detalhes em vermelho, tímidos é verdade. Esse conjunto confere um visual interessante.
Chevrolet Equinox RS – pontos negativos
Ângulos ruins: é necessário ter um cuidado a mais ao rodar com o Equinox, ainda mais com as imperfeições do solo brasileiro. Com 15° de ângulo de ataque, 23° de saída e 17,5 cm de vão livre do solo, o SUV raspa com facilidade, principalmente a frente.
Consumo: Durante nossos testes, o Equinox não chegou aos 9,3 km/l urbanos declarados pelo Inmetro. Foram cerca de 460 km rodados, nos quais a média não passou dos 8,5 km/l. Já o gasto na estrada declarado é de 11,5 km/l. Lembrando que ele é abastecido sempre com gasolina.
Motor: não falta fôlego para o Equinox, os 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque são números bastante interessantes para um SUV dessa categoria. E é importante lembrar sempre que “RS” se refere a uma configuração esportivada e não esportiva. Problema é que o turbo lag não deixa o modelo da Chevrolet desenvolver melhor a velocidade em acelerações e retomadas.
Atualização do projeto: a última atualização do Equinox é de 2022. Faltam itens de tecnologia embarcada, como carregador por indução. Além disso, a opção de troca de marcha manual é feita na manopla do câmbio. Um SUV desse porte merecia aletas (paddle shifts) atrás do volante.
Chevrolet Equinox RS – ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10.1:1
Potência: 172 cv a 5.600 rpm
Torque: 27,8 kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 9 kg/cv
Peso/torque: 56,15 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas com opção de trocas manuais pela manopla
Tração: dianteira
Consumo Inmetro: 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada
Dados técnicos: direção elétrica, tração integral sob demanda, suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e traseira independente, multibraço com mola helicoidal, freios traseiros com discos ventilados e traseiros com discos sólidos, diâmetro de giro 12,2 metros, 474 kg de carga útil, pneus 235/50 R19.
Chevrolet Equinox RS – itens de série
- Airbag duplo, lateral e de cortina
- Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre
- Alerta de movimentação traseira
- Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
- Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro
- Alerta vibratório de segurança no banco do motorista
- Assistente de permanência na faixa
- Faróis Full LED com faixo alto inteligente
- Frenagem automática de emergência com detector de pedestre
- Indicador de distância do veículo à frente
- Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento indicado por logo luminoso
- Controle de velocidade em declive
- Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto
- Banco do motorista com 2 memórias de posição
- Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de saída de ventilação para o banco traseiro
- Câmera de ré de alta definição com linhas-guia
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sistema de estacionamento semi-autônomo para vagas paralelas e perpendiculares
- Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
- Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave
- Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa
- Aplicativo myChevrolet
- Sistema de telemática avançada OnStar
- Partida sem chave ou por controle remoto
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
- Sistema de redução de ruído externo
- Teto solar elétrico panorâmico
- Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes
- Alavanca no porta-malas para rebatimento do encosto dos bancos traseiros
Chevrolet Equinox RS – vale a pena comprar?
Caso sua preferência seja por um carro com espaço interno e porta-malas como pontos fortes, o Equinox será uma das melhores escolhas no segmento. O visual também agrada, principalmente o da versão RS.
Mas o processo de escolha envolve também outros quesitos. O fato de o modelo não ser fabricado no Brasil e não ter uma gama maior de versões, o impede de ter mais sucesso no mercado nacional. Merece olhares mais atentos dos brasileiros, principalmente com os preços pedidos atualmente pela marca.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.