BMW troca diesel por óleo de cozinha para abastecer seus carros; entenda

Modelos vão sair de fábrica com combustível vegetal feito por empresa finlandesa
Vinicius Moreira
Por
24.12.2024 às 21:00
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Modelos vão sair de fábrica com combustível vegetal feito por empresa finlandesa

Os veículos a diesel fabricados pela BMW em Munique, Dingolfing, Regensburg e Leipzig, na Alemanha, vão trocar o combustível fóssil por óleo vegetal. Isso mesmo, o primeiro combustível a entrar no tanque dos modelos será renovável, com um dos seus componentes sendo óleo de cozinha usado.

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A BMW está usando o HVO100 (Óleo Vegetal Hidrotratado em tração livre). O combustível renovável é fornecido pela Neste, finlandesa especialista em soluções renováveis para combustíveis. Já o 100 representa que o combustível não possui adição de óleo diesel. Sendo assim, constituído a partir de resíduos, gorduras e até o óleo de cozinha.

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Dessa forma, cada veículo sai da linha de montagem com cinco a oito litros de combustível renovável no tanque.

Só a título de comparação, o HVO100 representa uma redução de até 90% nas emissões de poluentes durante o uso em comparação com o diesel comum. O uso do combustível renovável também ajuda na vida útil de filtros e injetores por permaneceram limpos por mais tempo.

Vale lembrar que o HVO 100 não é uma novidade nos modelos da BMW. Já em março de 2023, os caminhões que atuam na logística da montadora alemã já utilizam o combustível vegetal na unidade fabril de Munique, na Alemanha.

Usado pela BMW, o HVO 100 já pode ser vendido em postos de combustível na Alemanha desde 2023. No Brasil, um estudo publicado pela Mobiauto mostrou o tamanho da desvalorização entre SUVs e Diesel.

Além disso, a Confederação Nacional de Transporte (CNT) mostrou que 1,139 bilhão de litros de diesel são desperdiçados por conta do “custo Brasil”. Nesse caso, o estado ruim da malha ferroviária no Brasil prejudica o setor de transportes, sem falar dos 3,01 milhões de toneladas de gases nocivos na atmosfera.

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