Chevrolet Aveo Black Edition: como é o "Celta" que faz dublê de Onix RS

Hatch compacto traz visual ousado e até pinças de freio na cor da carroceria
Diego Dias
Por
23.10.2024 às 19:49
Compartilhe:
Hatch compacto traz visual ousado e até pinças de freio na cor da carroceria

Enquanto no Brasil temos o Chevrolet Onix como um dos carros de entrada da marca da gravata dourada, no México a empresa tem o Chevrolet Aveo, que acaba de ganhar uma versão de apelo esportivo. Batizado de Aveo Black Edition, o modelo traz um pacote visual próprio e acaba de ser anunciado para o mercado mexicano.

Para quem não se lembra do Chevrolet Aveo, é aquele hatch compacto que meses atrás surgiu nas redes sociais como possível “Chevrolet Celta”, mas que na prática não passava de especulação. Essa é a receita mais clássica de fake news envolvendo automóveis: basta citar o nome de um carro de sucesso no Brasil que já saiu de linha e ligá-lo a um novo projeto de uma fabricante.  

Você também pode se interessar por:

Assim, as especulações davam como certa a volta do Chevrolet Celta ao mercado brasileiro, mas usando um outro hatch, o Aveo, que é vendido no México, ou seja, algo que nada condiz com a realidade. Nem mesmo as estratégias de mercado das montadoras do Brasil e México se cruzam para que isso seja factível. Questões do Celta à parte, vamos conferir como ficou a nova versão de apelo esportivo do hatch mexicano.

Chevrolet Aveo Black Edition

Lançado nesta semana no México, o novo Chevrolet Aveo Black Edition estreia no mercado da América do Norte com proposta visual mais esportiva, que sem dúvidas nos remete ao Onix RS comercializado no mercado brasileiro. O Aveo Black Edition se refere ao preto na série especial, mas a carroceria se destaca pela cor amarela, batizada de Track Yellow – que aparece até na cor das pinças de freio.

Os detalhes em preto mesmo ficam para outras partes, como os próprios spoilers que adornam os para-choques. Na dianteira, temos uma moldura para as tomadas de ar nas extremidades, enquanto na parte inferior temos uma extensão do para-choque em preto também. O hatch traz ainda saias laterais bastante proeminentes, com um formato de asa na parte final (assim como na dianteira), enquanto as rodas de liga-leve são de 15 polegadas e pretas.

Na traseira, por sua vez, o maior destaque fica para o aerofólio traseiro destacado também em preto, enquanto o para-choque traz um falto difusor de ar com as mesmas aletas destacadas. Os logotipos, frisos e os retrovisores também são pintados de preto, o que justifica o nome Black Edition.

Quando vamos para a cabine, as mudanças ficam para a alavanca de câmbio com acabamento cromado, que traz ainda revestimento de couro. O painel e as portas trazem padronagem em preto e cinza. Baseado na versão LT, o Aveo Black Edition soma itens como central multimídia com tela de 8 polegadas, controles de estabilidade e tração, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, monitor de pressão dos pneus, câmera de ré e sensor de estacionamento.

A questão é que o Aveo Black Edition pode frustrar quem espera por desempenho, já que no México o hatch traz motor 1.5 aspirado de 98 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, que trabalha sempre com um câmbio manual de seis marchas. Para efeito de comparação, o Onix RS vendido no Brasil traz o motor 1.0 turbo flex, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque.

O novo Chevrolet Aveo Black Edition está à venda no México por 324.600 pesos mexicanos, o que em uma conversão direta livre de impostos nos leva a R$ 92.710.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários