Chevrolet Zafira 0km é vendida a preço de VW Nivus Comfortline
Um dos projetos bem-sucedidos da Opel no Brasil (a marca pertenceu à General Motors até 2017), a Chevrolet Zafira pavimentou o caminho da Spin no segmento de minivans de sete lugares no mercado nacional. Para marcar a sua despedida, a Zafira saiu de linha em 2012 com a edição de despedida Collection, que teve apenas 500 unidades produzidas.
Apesar de a minivan ter sido descontinuada há mais de uma década, existe um exemplar da Zafira Collection com apenas 510 km rodados à venda por R$ 135 mil, praticamente o mesmo preço de um novo Volkswagen Nivus Comfortline (R$ 136.990) e bem superior ao valor de mercado avaliado pela Tabela Fipe, que é de R$ 38.624.
Você também pode se interessar:
- Chevrolet Cruze (2ª geração): os principais problemas, segundo os donos
- Exclusivo: novo SUV da Chevrolet será cupê contra Basalt, Nivus e companhia
- Flagra: novo Chevrolet Onix é visto novamente e manterá versão "pelada"
- Chevrolet Onix LT 2025: testamos o consumo do hatch compacto
Para efeito de comparação, à época do lançamento, a Zafira Collection custava R$ 70.555, o equivalente a atuais R$ 136.048,87 em valores corrigidos pelo índice IPC-SP (FIPE) do IGP-M. a Zafira Colletion seria vendida por R$ 136.048,87.
A Zafira Collection praticamente zero quilômetro está anunciada no site Bruno Vinelli Veículos Antigos. O anúncio diz que a minivan passa por revisões em concessionária anualmente, o que contribui para o seu estado de conservação.
Para relembrar, a Zafira Collection era baseada na versão topo de linha Elite, mas com alguns itens exclusivos, como bancos, portas e volante multifuncional revestidos em couro cinza, além de manual do proprietário com chaveiro personalizado.
A lista de equipamentos de série ainda conta com airbags frontais, freios a disco nas quatro rodas com ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas, banco do motorista com ajuste lombar e ar-condicionado digital.
A Chevrolet Zafira mede 4,33 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,68 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, praticamente o mesmo porte dos SUVs compactos atuais. No entanto, a minivan se destaca pelo bom aproveitamento do espaço interno, que pode levar até sete ocupantes quando a terceira fileira de bancos estiver em uso no porta-malas de 445 litros (nesta condição, a capacidade do bagageiro cai para apenas 70 litros).
Sob o capô, a minivan conta com o motor 2.0 flex aspirado, que na época entregava 130 cv de potência e 18,9 kgfm de torque com gasolina ou 140 cv 19,7 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio é automático de quatro marchas.
As suspensões são do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.