Eis o SUV híbrido com 330 cv e 200 km/l que a GWM deve lançar no Brasil
Quando inaugurou sua fábrica em Iracemápolis (SP), a GWM (Great Wall Motor) afirmou que todos os seus modelos vendidos e produzidos no Brasil serão híbridos ou elétricos.
Para tanto, apresentou uma ampla faixa de variações de sua motorização eletrificada, formada por um motor 1.5 quatro-cilindros de ciclo Miller com turbo de geometria variável, 16V e injeção direta, uma engenhosa transmissão chamada DHT e diferentes configurações de motores elétricos, sendo um dianteiro e nenhum (tração 4x2), um ou dois traseiros (4x4).
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Faltou apenas contar quais serão os produtos lançados no país – as marcas ou submarcas já estão definidas: Haval (SUVs urbanos), Tank (SUVs ou jipes off-road) e Poer (picapes) –, mas é bem possível que o primeiro deles já tenha aparecido em um flagra divulgado no início desta semana pelo site CarNewsChina.
Trata-se do Haval H6, um SUV médio já apontado pela Mobiauto como um dos modelos nos quais a GWM apostaria em nosso mercado. As imagens, feitas em um porto não identificado na China, mostram uma unidade da inédita configuração PHEV pronta para ser exportada, possivelmente para a Tailândia.
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Híbrido com bateria digna de elétrico
Assim como no Brasil, a Great Wall só venderá veículos eletrificados para consumidores tailandeses. Ou seja, assim como acontece com as japonesas Honda e Toyota, teremos que ficar de olho em tudo da fabricante chinesa que chegar ao país asiático. O Haval H6 PHEV é um desses casos.
Como sabemos que o exemplar fotografado será exportado e não vendido na China? Através do letreiro “GWM”, escrito em alfabeto romano e não em mandarim, no canto inferior direito da tampa do porta-malas. Isso significa que o Haval H6 da imagem já está pronto para ser direcionado inclusive para o Ocidente.
E, lembremos, a Great Wall prometeu lançar seus primeiros produtos no Brasil ainda este ano, como importados. A produção nacional começará apenas em 2023, o que significa que este H6 híbrido tem boas chances de ser trazido para cá.
No canto inferior esquerdo da quinta porta consta a inscrição “H6 PHEV”, que indica se tratar de uma configuração híbrida com recarga externa. Ela é inédita na gama do SUV médio, que já possui configurações eletrificadas mais simples, com apenas um motor elétrico dianteiro, rendendo 246 cv e 54 kgfm.
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Já a variante PHEV do H6 deve trazer um motor elétrico extra na traseira, formando tração integral, mais um banco de baterias posicionado no assoalho com 41,5 kWh de capacidade líquida (é mais do que modelos 100% elétricos como o Nissan Leaf). Assim, a potência subirá para cerca de 330 cv, enquanto o torque é mantido no pico de 54 kgfm.
Com uma bateria tão robusta – quase o quádruplo da capacidade do Jeep Compass 4xe, por exemplo –, o Haval H6 PHEV será capaz de rodar até 200 km em modo 100% elétrico, segundo o ciclo NEDC (já em desuso na Europa, mas ainda muito utilizado como parâmetro na China). Por isso mesmo, será preciso ter recarga externa.
Haval H6 PHEV já havia sido apresentado conceitualmente no Salão do Automóvel de Bancoc no ano passado, mas ainda não foi lançado como modelo de produção
A transmissão DHT possui um câmbio com apenas duas marchas para o motor a combustão, sendo uma reduzida atuando até 65 km/h e outra alongada para velocidades de cruzeiro na estrada. Fora esses momentos, são os motores elétricos que tracionam as rodas quase o tempo todo, com o 1.5 turbo podendo operar como gerador caso necessário.
É o que faz, segundo a GWM, os SUVs híbridos da fabricante alcançarem consumos superiores a 200 km/l. No Brasil, o H6 PHEV deve ser movido apenas a gasolina. Os chineses deixarão a motorização híbrida flex para os futuros produtos nacionais, que devem chegar usando a configuração mais simples do conjunto híbrido, com um só motor elétrico e tração dianteira.
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Grade “infinita”, telas flutuantes
Outra diferença do Haval H6 em relação às demais versões está no desenho da grade, que não possui um contorno definido, formando um efeito cascata com pontilhados “infinitos”, similar ao do atual Peugeot 3008 comercializado em nosso mercado. Na China, esse conceito visual existe em uma versão do SUV médio chamada Supreme+.
Uma foto do painel mostra que o H6 PHEV manterá o padrão de acabamento das demais versões, com quadro de instrumentos digital flutuante de 10”, central multimídia igualmente destacada do painel, porém com 12,3” de tela, console central elevado, manopla de câmbio por seletor giratório e acabamento predominantemente em couro.
Vale lembrar que o Haval H6 é um SUV médio para cinco passageiros, com porte similar ao de um Toyota RAV4, Chevrolet Equinox ou Ford Territory. Mede 4,65 m de comprimento, 1,72 m de altura, 1,88 m de largura e quase 2,74 m de entre-eixos. É, portanto, maior do que Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Imagens: CarNewsChina
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Jornalista Automotivo