Fiat Mobi foi testado com motor turbo e câmbio CVT; entenda por que não vingou

Subcompacto foi testado com motorização turbo e ainda câmbio automático
Vinicius Moreira
Por
21.10.2024 às 17:58
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Subcompacto foi testado com motorização turbo e ainda câmbio automático

Veículo de entrada da Fiat no Brasil, o Fiat Mobi rivaliza diretamente com seus concorrentes pelo posto de carro mais barato do Brasil. Mas o subcompacto poderia ter dois diferenciais, que chegaram a serem testados, mas não evoluíram para linha de montagem.

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Estamos falando de uma versão do Fiat Mobi com motor turbo 200 e câmbio automático. A informação foi revelada por Ricardo Dilser durante sua participação no Mobicast.

O apresentador do Auto Esporte TV revelou quais carros eram testados como protótipos pela engenharia da Stellantis, durante sua passagem como Head de produto da Stellantis Latam.

“Tinha Mobi como motor 1.0 turbo. Argo também tinha esse motor. [...] Eu teria um mobizinho três cilindros [turbo] fácil”, revelou.

Questionado sobre a transmissão desse Mobi, Dilser respondeu: “CVT”, ou seja, câmbio automático que equipa inúmeros modelos como o Citroën C3 You, o qual possui a transmissão do tipo CVT e o motor Turbo 200.

Então, por que o projeto do Mobi turbo com câmbio automático não foi adiante?

“A gente precisa pensar como indústria, o que é um exercício mais complexo”, disse Dilser.

O que o apresentador quis dizer é que do ponto de vista econômico, o projeto era inviável, pois o custo de um Mobi turbo e automático seria bem maior do que é praticado atualmente.

Lançado em 2016, o Mobi atingiu no final do ano passado 500 mil unidades produzidas. Atualmente, o subcompacto é vendido em duas versões: Like (R$ 74.990) e Treckking R$ (77.990). Ambas são equipadas com motor 1.0 Fire aspirado, que rende até 74 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque.

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