Fiat Pulse será lançado em 19 de outubro. Veja o que já sabemos do SUV

Com nome e visual revelados, o primeiro SUV da Fiat no Brasil tem data de lançamento confirmada pela Stellantis. Conheça os detalhes
Renan Bandeira
Por
27.09.2021 às 14:56 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Com nome e visual revelados, o primeiro SUV da Fiat no Brasil tem data de lançamento confirmada pela Stellantis. Conheça os detalhes

A Fiat confirmou nesta segunda-feira (27) a data de lançamento de seu primeiro SUV no Brasil, o Pulse. O SUV de entrada, derivado do Argo, será lançado em 19 de outubro e terá a missão de brigar no mercado nacional com VW Nivus e Caoa Chery Tiggo 3X.

Apresentado durante o reality show Big Brother Brasil 2021, o veículo teve o nome definido pelo público por meio de uma votação. Apesar do lançamento em outubro, a Mobiauto pode afirmar que o início da produção em série do modelo em Betim (MG) será em novembro.

Ou seja, a Stellantis provavelmente fará como fez na recente apresentação do Jeep Commander: uma apresentação com pré-venda para iniciar as entregas das primeiras unidades apenas nas semanas seguintes.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

Estrutura e dimensões

O visual já está mais do que revelado e terá linhas inspiradas na picape compacta Strada. No entanto, será do Argo que o Pulse herdará a motorização para as versões de entrada e boa parte dos elementos de estamparia.

Conforme explicamos neste artigo, o Pulse será construído sobre uma plataforma chamada MLA, que representa uma evolução da base MP1 do Argo. A “bolha” do monobloco será praticamente a mesma, com mudanças em capô, tampa do porta-malas, grade, faróis, lanternas e para-choques. 

Além disso, o SUV receberá reforços estruturais no chamado underbody e nas seções de carga, usando aços de mais alta resistência. As suspensões elevadas e o conjunto roda-pneu com diâmetro maior ajudarão a aumentar sua altura. 

Leia também: Exclusivo: Fiat Fastback deve ser o nome do SUV cupê 376

Da mesma forma, o balanço dianteiro exclusivo e as molduras laterais tornarão o Pulse um pouco mais comprido e largo que o Argo. Ao mesmo tempo, a distância entre eixos foi ampliada de 2.521 mm para 2.532 mm, por conta de mudanças na angulação dos conjuntos McPherson (dianteiro) e eixo de torção (traseiro).

Com nome e visual revelados, o primeiro SUV da Fiat no Brasil tem data de lançamento confirmada pela Stellantis. Conheça os detalhes

Versões e motores

Segundo a Quatro Rodas, o Pulse será comercializado em cinco versões. Na versão de entrada, MT, o SUV terá o motor Firefly aspirado 8V flex de 1,3 litro, com 101/109 cv (gasolina/etanol) e 13,7/14,2 kgfm, aliado a câmbio manual de cinco marchas.

A intermediária Drive AT trará a mesma usina 1.3, porém aliada a uma caixa CVT com simulação de marchas, marcando a estreia dessa combinação na gama.

Já as opções de topo inaugurarão o uso do propulsor 1.0 GSE T3, um três-cilindros 12V turboflex com injeção direta e sistema MultiAir, tal qual o propulsor 1.3 GSE T4.  O número de versões com esse trem de força deve ser três: Drive Turbo 200, Impetus Turbo 200 e Audace Turbo 200.

Leia também: Exclusivo: Fiat Pulse terá início da produção adiado no Brasil

A assinatura “Turbo 200”, no mesmo padrão da Fiat Toro Turbo 270, indica um torque de 200 Nm ou 20,4 kgfm com etanol, igual ao rival VW Nivus. A potência ainda não foi revelada, mas deve ficar perto de 130 cv usando o combustível de origem vegetal. 

No caso do Pulse 1.0 turbo, o câmbio será sempre automático de seis marchas, com bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, como já ocorre com Strada e Toro. O sistema TC+ também deve estar presente nas variantes 1.3 aspiradas.

Detalhes internos

Com nome e visual revelados, o primeiro SUV da Fiat no Brasil tem data de lançamento confirmada pela Stellantis. Conheça os detalhes

Internamente, as primeiras imagens oficiais da Fiat exibem um painel com quadro de instrumentos digital de 7” herdado da Toro, central multimídia de 10,1” vinda do Compass, partida do motor por botão, volante inédito, carregador de celular por indução e modo Sport.

Tudo isso deve vir de série nas opções mais caras, junto de Wi-Fi e do sistema Fiat Connect Me, incluindo funções por comando de voz via Alexa (Amazon) ou Google. Bancos em couro e pinturas bicolores também deve compor a gama.

Já o Pulse de entrada, conforme revela este flagra, terá um sistema de entretenimento menor, de 8,4”, ignição ainda pelo giro da chave e cluster predominantemente analógico. Ainda assim, podemos esperar por projeção de celulares via Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Leia também: Fiat Pulse terá Wi-Fi e partida do motor por comando de voz 

Versões e preços

Como dito acima, o Pulse deve ser comercializado em cinco versões: 1.3 Manual, Drive 1.3 AT (CVT), Drive Turbo 200, Impetus Turbo 200 e Audace Turbo 200. As três últimas, sempre 1.0 turboflex automáticas. Os preços devem ficar entre R$ 85.000 e R$ 110.000.

Você também pode se interessar por:

Fiat Punto vai ressuscitar como SUV elétrico com base de Peugeot 

Fiat Doblò deve renascer na Argentina depois de morrer no Brasil 

Novo Citroën C3 terá dedo da Fiat e ares de SUV para renascer no Brasil 

Ram 1000 é uma Fiat Toro Ranch disfarçada e com motor 1.8 

Comentários