Citroën Basalt Shine 2025: conheça o SUV cupê em 25 fotos exclusivas
O Citroën Basalt finalmente foi apresentado. O SUV cupê tem como forte apelo de compra o preço, uma vez que parte de R$ 89.990, o que faz dele o SUV mais barato do Brasil, assim como o SUV cupê, obviamente.
No entanto, se não bastasse isso, o Citroën Basalt também é o SUV turbo mais barato do mercado, já que a configuração Feel Turbo é tabelada em R$ 96.990. O projeto chega para completar o trio de lançamentos da estratégia C Cubed, que já tem C3 e C3 Aircross.
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Revelado primeiro como conceito em março de 2024, o visual do Basalt se difere apenas no desenho das rodas, que antes eram escurecidas, e na ausência do projetor em LED nos faróis, já que o SUV conta apenas com luzes halógenas.
A dianteira tem o desenho bem similar ao que já conhecemos e remete bastante aos irmãos C3 e C3 Aircross, com a presença do duplo Chevron, que é a logomarca fabricante francesa, mas curiosamente sem a troca para o novo emblema.
Ainda na dianteira, os faróis parecem divididos em dois volumes, mas, assim como no C3, a peça é uma só e dividida somente pelo para-choque. A grade dianteira também é marcada por pequenos retângulos de bordas arredondas na dianteira.
Visto de lado, o Basalt tem o seu pior ângulo. As janelas parecem pequenas para o porte do carro, enquanto as rodas poderiam ser maiores. A boa notícia fica para a queda do teto, que tem a acentuação correta para criar um SUV cupê proporcional.
Na traseira, destaque para as lanternas invadindo as laterais, bem como a grande abertura do porta-malas, que é um dos truques de vendas, uma vez que são 490 litros segundo o sistema VDA. O teto tem dois ressaltos na junção com a tampa do porta-malas.
No interior, mais do que conhecemos, é basicamente o mesmo visto no C3 Aircross, com direito a painel digital em todas as versões e central multimídia. A grande novidade do interior fica para o ar-condicionado digital automático, com teclas que lembram bastante as usadas no antigo Peugeot 408. O Basalt estreia já com chave canivete, ao contrário do que aconteceu com os demais irmãos.
Ainda falando a parte interna, os bancos possuem revestimento que imita couro, mas o que chama atenção é o espaço. Ele é um pouco maior que o C3 Aircross em comprimento (4.352 mm contra 4.320 mm), mas com entre-eixos um pouco menor (2.651 mm contra 2.675 mm). Já a largura fica em 1.765 mm e a altura em 1.593 mm.
O motor dessa versão das fotos é o 1.0 turbo conhecido como T200. É um motor de três cilindros que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque, enquanto o câmbio é o automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Vale lembrar que a versão de entrada utiliza o motor 1.0 aspirado com 75 cv e 10,5 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.