Ford Ranger Cabine Simples ‘pé-de-boi’ vem ao Brasil de olho na Hilux
A Ford Ranger Cabine Simples 2025 será um dos destaques da marca na edição 2024 da Fenatran, principal feira do setor de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que acontece de 4 a 8 de novembro em São Paulo. E a caminhonete média estreia no Brasil no ano que vem focada no trabalho pesado (e na Toyota Hilux).
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A fabricante quer uma fatia do segmento de picapes de entrada e voltadas ao uso comercial/trabalho, que corresponde a 22% do mercado em geral. Modelos chassi cabine ou cabine simples fazem parte de um nicho ainda menor: emplacaram 7 mil unidades em 2023, por exemplo.
A marca ainda esconde o jogo, não abre muitos detalhes e diz que a Fenatran será uma espécie de ‘termômetro’ para a inédita opção da picape que vem fazendo sucesso no mercado brasileiro em sua nova geração. Apesar do mistério, a Ranger Cabine Simples será lançada no primeiro semestre de 2025.
O modelo que estará no estande é a versão XL com o conhecido motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 40 kgfm de torque - com tração 4x4 e câmbio manual de seis marchas. O grande upgrade é no carregar peso e transporte: a capacidade de carga de 1.250 kg e 1.876 litros de volume na caçamba — as opções cabine dupla, por sua vez, suportam até 1.071 kg e 1.250 l, respectivamente. A capacidade de imersão segue de 800 mm como as demais.
Já o visual é ‘pé-de-boi’, com para-choques de plástico sem pintura, faróis halógenos e rodas de aço. A Ford, no entanto, fala que a picape não é ‘pelada’ em termos de equipamentos. O interior, claro, é básico, mas tem central multimídia Sync 4 com tela de 10,4 polegadas na vertical, painel de instrumento digital, faróis automáticos, limitador de velocidade e controle automático em descida.
E o preço?
A Ford não abre valores, mas é possível fazer uma estimativa. A marca vende a mesma versão (XL 2.0 4x4 MT6) que surgirá na Fenatran - só que com cabine dupla - por R$ 244.990. Com duas portas a menos e caçamba maior, a caminhonete média produzida na Argentina deve custar um pouco menos. E terá de ser bem menos.
Isso porque, olhando para a concorrência, a Toyota Hilux, atualmente, é a única do segmento que tem versão com cabine simples por R$ 231.290. O modelo da fabricante japonesa tem motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm de torque - números maiores que os da Ranger, por exemplo. Porém, a capacidade de carga e o volume da caçamba são menores: 1.010 kg e 1.580 l, respectivamente.
Vale lembrar ainda que, recentemente, a Ford Ranger Black chegou para ser a opção mais em conta da gama: Traz cabine dupla, motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático, tração 4x2 e preço de R$ 219.990.
Ford Transit 2025
Além da Ranger Cabine Simples, a Ford prepara novidades para a linha da Transit, que estreou nesta geração em 2021. O comercial leve tem um novo painel de instrumentos, mais tecnológico, ergonômico e fácil de operar, segundo a Ford. A marca também não entra muito em detalhes (que serão todos revelados na Fenatran) e diz que a Transit terá ainda uma nova arquitetura eletrônica que permitirá o embarque de mais tecnologias e ainda novas versões para atender às diferentes necessidades dos clientes. O lançamento está marcado para o primeiro semestre do ano que vem.
O modelo hoje é oferecido em versões minibus, vidrada, furgão e chassi-cabine. Tem motor turbodiesel de 165 cv e 39,7 kgfm de torque, opção de transmissão manual ou automática e também uma variante elétrica, a e-Transit.
No Brasil, as vendas da Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, cresceram cerca de 15% este ano, com 4.500 unidades até setembro. A Ford Pro considera seu portfólio de comerciais leves a Transit e as configurações XL e XLS da Ranger.