Fiat Tipo virará SUV e terá irmão cupê aos moldes de Pulse e Fastback
Hatch médio que chegou a ser líder de vendas no Brasil caótico da hiperinflação e pré-plano Real do começo dos anos 1990, o Fiat Tipo morreu muito mais cedo do que a marca esperada, vítima de um sério problema de vazamento no fluido da direção hidráulica, que gerava o risco de incêndio no veículo.
Em 2015, o Fiat Tipo renasceu em mercados como Europa e Turquia, como uma família de modelos médios formado por um hatchback e um sedan. Ambos chegaram a ser cogitados para o mercado brasileiro, mas a marca nunca apostou neles de fato. Em vez disso, usou-os como inspiração visual para lançar a dupla compacta Argo e Cronos.
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Já não é segredo que este novo Tipo ganhará em breve um sucessor. Porém, seguindo a tendência de todo o mercado global, a Stellantis transformará o modelo em um SUV. Não apenas isso: a Mobiauto apurou que ele terá um irmão SUV cupê como substituto direto do Tipo Sedan, aos moldes do que temos com Pulse e Fastback no Brasil.
Nossa reportagem, inclusive, obteve os códigos de projeto dos dois produtos: F2U, no caso do Tipo SUV e F2X para o Tipo Crossover ou Tipo Coupé. Ambos já estão em desenvolvimento e contam, inclusive, com participação do time brasileiro de engenharia da fabricante e até de fornecedores terceirizados da marca no Brasil nesse processo.
Tanto o Tipo SUV quanto o Tipo Coupé usarão a plataforma modular STLA Small. Esta é nada mais do que a base CMP da antiga PSA (Peugeot-Citroën), incorporada ao grupo Stellantis junto com a FCA (Fiat Chrysler), rebatizada. Ela também servirá para dar origem aos futuro Fiat Argo ou Panda (projeto F1H), também em desenvolvimento no Brasil.
No caso, o Tipo SUV nascerá como um sucessor conjunto do próprio Tipo hatch e da minivan 500L, outro produto oferecido no mercado europeu. Já o Tipo Coupé terá como missão ocupar os lugares do Tipo Sedan (o que significa que a Stellantis deve abdicar do segmento de sedans médios) e do 500X a combustão.
Curiosamente, apesar de receberem a nomenclatura e serem visualmente inspirados do icônico 500, 500L e 500X sempre utilizaram outra plataforma, a Small Wide 4x4. Sim, é a mesma matriz que dá vida a todos os produtos nacionais do grupo produzidos em Goiana (PE), do Jeep Renegade à Ram Rampage.
Aliás, o 500X, em específico, é praticamente um Renegade com outra casca e logotipo Fiat, pois compartilha com o irmão da Jeep até o entre-eixos de 2,57 metros. Por isso, os projetos F2U e F2X podem ser de muita valia e interesse para os brasileiros, mesmo que não sejam oferecidos diretamente em nosso mercado.
Afinal, os projetos F2U e F2X podem perfeitamente ser usados como base para a criação de uma possível segunda geração do próprio Renegade, se é que ele terá outra geração – até o momento, não há informações sobre o desenvolvimento desse projeto.
É bem possível que os novos Tipo SUV e SUV cupê utilizem o motor 1.3 GSE T4 (quatro-cilindros 16V) turbo que, apenas com gasolina, rende 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. E há boas chances de que os modelos já nasçam híbridos, com configurações híbrida plena e até híbrida plug-in.
Quanto ao nome, é possível que o SUV siga utilizando a alcunha Tipo, enquanto o crossover seja lançado como uma nova geração do próprio 500X. O lançamento de ambas deve ocorrer ainda entre os anos de 2024 e 2025. As projeções, meramente ilustrativas e gentilmente cedidas à reportagem, são de Kleber Silva, do @kdesignag.
Jornalista Automotivo