Flagra: Citroën C3 “esticado” para levar 7 quer roubar trono da Spin
Durante a apresentação do novo Citroën C3 a jornalistas, nesta semana – o material será divulgado pela Mobiauto na próxima terça-feira (30), executivos da marca deixaram claro que seu posicionamento no mercado, doravante, será o de oferecer produtos “acessíveis”. A estratégia será inaugurada justamente pela terceira geração do hatchback.
Dentro de um projeto chamado C-Cubed (ou nova família C3), entre 2023 e 24, a fabricante deve lançar dois outros modelos. Um será um sedan compacto, o projeto CC26, recentemente flagrado pelo Autos Segredos no Brasil. O outro será um crossover de sete lugares, antecipado pela Mobiauto, de código CC24.
Na última semana, o site indiano Rushlane flagrou pela primeira vez um protótipo desse modelo. Há apenas uma fotografia, em um ângulo de traseira, mas já é possível observar que as portas laterais têm o mesmo desenho da nova geração do C3, assim como o contorno da coluna A e do teto.
A diferença básica, a julgar pelas imagens comparativas entre o protótipo e o C3 de terceira geração, está no balanço traseiro esticado, solução típica dos veículos de sete lugares. Caso o projeto se confirme nesse formato, teremos um modelo de baixo custo para rivalizar diretamente com a Chevrolet Spin em um segmento hoje quase esquecido no mercado.
Atualmente, a Spin é o veículo de sete lugares mais barato do mercado, custando entre R$ 105.000 e R$ 130.000. Seguindo a linha de baixo custo do novo C3, o futuro Citroën de sete lugares tem chances de custar ainda mais barato, posicionando a Stellantis em um nicho de mercado no qual atualmente ela não concorre.
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Projeção de como pode ficar o novo Citroën C3 de 7 lugares
E se a Spin deve ser renovada pela General Motors em 2023, ganhando airbags laterais de série, a Mobiauto pode afirmar que o futuro rival CC24 terá bolsas laterais como equipamento de fábrica já desde o lançamento, incrementando assim o pacote de segurança do próprio C3 hatch.
Já o motor deve ser sempre o 1.6 EC5 16V flex de 113/120 cv (gasolina/etanol) e 15,6/15,7 kgfm, aliado a câmbio manual ou automático. É um propulsor já com longos anos de mercado, como já contamos, mas serviria na medida para encarar o também já veterano 1.8 SPE/4 8V da Spin.
Ao tudo indica - e diferentemente do que publicamos inicialmente -, o projeto CC24 deve ser posicionado dentro da família C3. O nome mais apontado para designá-lo na mídia indiana é "C3 Aircross". Afinal, assim como o novo C3 hatch, o crossover de sete lugares terá desenvolvimento conjunto entre Brasil e Índia.
Imagem: Rushlane
Projeção: Renato Aspromonte/Mobiauto
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Jornalista Automotivo