Flagra: Citroën dá mole e abre ao mundo novo “Grand C3” de 7 lugares
Parece cada vez mais certo que o segundo produto do projeto “C-Cubed”, que dará origem a três modelos da Citroën desenvolvidos em parceria com a Índia e produzidos no Brasil, será um crossover de sete lugares derivado diretamente da mais nova geração do C3 – já avaliada pela Mobiauto tanto na configuração 1.0 manual quanto na 1.6 automática.
O terceiro será um sedan compacto, que inclusive terá a criação liderada pelo time brasileiro da Stellantis e já flagrado pelos colegas do Autos Segredos no país, mas só chega em 2024. Antes, a marca apostará naquilo que poderíamos chamar de “C3 Aircross” ou “Grand C3”, pois será um C3 esticado e com uma terceira fileira de assentos.
A dianteira do protótipo do CC24
É o que confirma uma ótima sequência de flagras do canal indiano The Car Show. Por lá, protótipos do hipotético Grand C3 ou C3 Aircross, conhecido atualmente apenas pelo código de projeto, CC24, rodam com camuflagem zebrada, já exibindo os traços definitivos de carroceria.
Permitem, assim, que se note o alto grau de parentesco entre ele e a terceira geração do C3 brasileiro. Por exemplo, nas imagens vistas de frente, é possível perceber que os faróis artificialmente divididos pelo para-choque, embora construídos em peça única, são os mesmos do hatch. A diferença é que já devem contar com iluminação em LED.
Os recortes do para-choque frontal também devem mudar, gerando tomadas de ar maiores e mais robustas, praticamente integradas aos nichos das luzes de neblina. Capô, para-brisa, portas laterais dianteiras, vidros laterais e as colunas A e B parecem ser idênticas às do C3.
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O CC24 à frente do novo C3, mostrando as diferenças de dimensões
Os para-lamas parecem mais abaulados, a fim de aumentar a robustez e a largura. Muda levemente, também, o recorte das portas laterais traseiras, a fim de ampliar a abertura para facilitar o acesso à terceira fileira. Resta saber se isso implicará alguma mudança no entre-eixos de 2,54 m.
A grande diferença, contudo, estará no balanço traseiro esticado, o que demandará uma extensão do teto e novas chapas de para-lamas traseiros e tampa de porta-malas. Entretanto, as imagens dão a entender que as lanternas traseiras são iguais às do parente menor.
Só que uma fotografia, em específico, dedura que se trata de um modelo de sete lugares. É a que abre este artigo. Nela, funcionários da divisão indiana da Citroën estão com o porta-malas de um protótipo aberto, deixando ver um dos bancos da terceira fileira de assentos.
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A abertura do porta-malas, mostrando a terceira fileira de assentos
E por que sabemos que é uma peça da terceira fileira e não da segunda? Porque, no C3 hatch, o encosto lombar do banco traseiro ocupa toda a largura interna da carroceria e é inteiriço, não sendo possível ver suas extremidades laterais em uma foto de traseira.
Além disso, na Índia a fileira traseira possui encostos de cabeça integrados ao lombar, enquanto no protótipo temos um banco de dimensões menores e com encosto independente. Sendo assim, estamos prestes a ver chegar um novo produto de baixo custo com sete lugares, que brigará em um segmento hoje liderado isoladamente pelo Chevrolet Spin.
O banco de trás do novo C3 indiano
Para isso, o novo “Grand C3” ou “C3 Aircross” deve contar só com o motor 1.6 EC5 16V flex de 113/120 cv (gasolina/etanol) e 15,4/15,7 kgfm, aliado a câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.
O lançamento do C3 de sete lugares no Brasil, um projeto antecipado pela Mobiauto em junho de 2021, está previsto para meados de 2023, com produção em Porto Real (RJ).
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Jornalista Automotivo