Flagra: nova Ford Ranger será mais forte que Amarok V6 fazendo 33 km/l
A Ford fechou suas fábricas no Brasil, mas segue firme com seus planos relacionados ao complexo de General Pacheco (Argentina). A fabricante anunciou no ano passado um investimento de US$ 580 milhões (o equivalente a R$ 3,1 bilhões) para renovar a linha de produção e iniciar o fabrico da quinta geração da Ranger em 2023.
Só que a picape média rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, VW Amarok e cia deve ser apresentada globalmente ainda neste ano, pintando em outros mercados ao longo de 2022.
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Tanto que o modelo vem sendo fotografado em vários testes de rodagem. Algumas de suas aparições parecem estratégicas e até orquestradas pela própria empresa.
O mais recente dos flagras, publicado no fórum australiano Ford Ranger Club Australia, exibe um protótipo com camuflagem leve. O envelopamento em azul, branco e preto deixa ver os principais traços de sua dianteira, confirmando que a imagem de um mocape vazada em 2019 era mesmo da nova Ranger.
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Protótipo da nova Ranger na Austrália roda sem esconder a "cara"
Com faróis em formato de C, que se alinham à grade superior frontal e acasulam uma proeminente barra dupla ao centro, a quinta geração da Ranger terá um visual semelhante tanto ao da Maverick, sua caçula que já teve o lançamento confirmado em nosso mercado no ano que vem, quanto ao da grandalhona F-150.
Construída em plataforma de cabine sobre chassi de longarina, a futura Ranger ainda não teve detalhes técnicos ou de interior revelados, mas contará com uma motorização de respeito, digna de assustar qualquer rival.
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Mocape vazado em 2019 era mesmo o da quinta geração da picape
De acordo com informações da imprensa australiana, as versões de entrada da Ranger terão um propulsor 2.0 quatro-cillindros biturbo diesel de 213 cv e 50,9 kgfm. É mais potência e praticamente o mesmo torque de Hilux (204 cv e 51 kgfm) e Chevrolet S10 (200 cv e 51 kgfm) turbodiesel.
Já a configuração intermediária 3.0 V6 turbodiesel deve entregar 253 cv e 60,8 kgfm. São 5 cv a menos, porém 1,7 kgfm a mais do que a Amarok V6. Por fim, a variante híbrida plug-in deve partir para a ignorância de 367 cv e 69,3 kgfm, unindo um motor 2.3 turbo a gasolina de ciclo Miller a outro elétrico. A promessa é de um consumo na casa de 33 km/l.
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Primeira projeção oficial da nova VW Amarok: picape será derivada diretamente da Ranger, mas não virá ao Brasil
O mercado brasileiro só deve receber a quinta geração da Ranger em 2023, quando sua produção na Argentina começar. Uma curiosidade é que a picape da Ford será usada como base para criar a segunda geração da Amarok em países como a África do Sul.
Infelizmente, porém, a VW desistiu de investir na produção desse projeto na Argentina. Em vez disso, apostará na compacta-média Tarok, que utilizará chassi monobloco e estrutura do SUV Taos para encarar de frente a Fiat Toro a partir de 2025.
Imagens: Reprodução
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Jornalista Automotivo