Flagra: novo Chevrolet Equinox está pronto para brigar com o Compass
Depois do lançamento dos novos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV, a GM prepara seu último lançamento de 2024: o novo Chevrolet Equinox, que nada tem a ver com o modelo movido apenas a bateria. Embora a marca não tenha revelado qual será a data de lançamento do novo SUV, fica fácil imaginar que a novidade será exibida em breve porque já foi visto sem camuflagens.
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As imagens que você confere na Mobiauto são de uma captura de tela de um vídeo produzido pelo colega Guilherme Maia da BF///MS (@bfmsoficial), que gentilmente cederam o material. Pode-se notar que o novo Chevrolet Equinox foi visto sem qualquer tipo de disfarce, o que indica que o utilitário provavelmente estava em gravações de propaganda para seu lançamento.
Pelas imagens, dá para dizer que não estamos diante do Equinox híbrido plug-in (PHEV), mas sim da sua versão equipada somente com motor a combustão. A explicação é simples: o SUV flagrado não tem a tampa de carregamento adicional
Como é o novo Equinox?
Apesar de compartilhar o nome Equinox, o novo SUV nada tem a ver com o Equinox EV lançado recentemente. A novidade faz parte da linha do novo Equinox de terceira geração, que é fruto de uma parceria entre a Chevrolet e a SAIC da China. Por conta do projeto com desenvolvimento compartilhado com a China, existe a expectativa do novo SUV desembarcar no Brasil com preço competitivo – algo que não ocorreu com sua configuração elétrica, que tem base outra plataforma e projeto.
Para quem não tem noção do porte do novo Equinox, vale lembrar que ele tem seus 4,65 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,73 m. Para efeito de comparação, o Equinox vendido atualmente tem o mesmo comprimento (4,65 m), mas perde em largura (1,84 m) e altura (1,69 m) ganha um pouco em entre-eixos (2,75 m).
O novo Equinox beberá na fonte dos novos Trax e Trailblazer vendidos no mercado do exterior, com suas linhas mais retas marcando a carroceria. Na frente temos a solução aplicada no Brasil na Montana e Spin, com faróis principais na parte inferior e as luzes diurnas de LEDs (DRL) na porção superior. Embora não seja muito possível ver com detalhes, a grade traz um filete horizontal escurecido que recorta toda a dianteira, enquanto a porção central traz acabamento tipo colmeia.
Temos ainda uma lateral com vincos bem demarcados e todas maiores, que pode ser de 19 a 20 polegadas, dependendo da versão – é possível que chegue no Brasil com um conjunto de maior tamanho. Na lateral traseira a coluna C traz um desenho que lembra uma barbatana de tubarão, aos moldes do clássico hot hatch Citroën DS3, enquanto a traseira chama a atenção pelas lanternas que se estendem pelas laterais.
Por dentro teremos um desenho da cabine totalmente diferente do que temos no Equinox 1.5 turbo vendido hoje no Brasil. Com isso o destaque são as linhas mais arqueadas na cabine que destacam as telas, principalmente, com o painel de instrumentos sendo composto por uma tela de 11” e a central multimídia trazendo um display de 11,3 polegadas.
E o híbrido plug-in?
Ao contrário do que era esperado, o Chevrolet Equinox não será lançado de imediato com motorização híbrida. Isso porque o modelo flagrado não contava com o bocal de recarga do lado direito da carroceria – o que identifica a versão híbrida plug-in do SUV médio. Com isso, o Brasil deve receber somente a variante com motor 1.5 turbo a combustão.
De acordo com dados do site norte-americano, o Equinox de terceira geração conta com motor 1.5 turbo a gasolina de 177 cv de potência e 28 kgfm de torque. Ponto curioso que o tipo de transmissão muda de acordo com a tração, sendo automático CVT nos Equinox de tração dianteira e automático de oito marchas quando com tração integral. Para comparação, o atual SUV rende 172 cv e 27,8 kgfm com o 1.5 turbo.
Por fim, na lista de equipamentos podemos destacar itens como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção em faixa (com alerta de saída), câmera de ré, assistente de estacionamento com alerta de tráfego cruzado traseiro. Equipamentos como carregador de celular por indução, modos de condução, partida do motor a distância e ar-condicionado automático digital de duas zonas também estão incluídos.
Nos Estados Unidos o novo Chevrolet Equinox parte de US$ 31.995 (R$ 184.492 em conversão direta) na versão básica LT, mas sobe para US$ 36.395 (R$ 209.864) na configuração de apelo esportivo Equinox RS – a mais cotada para chegar ao Brasil.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.