Por que o Chevrolet Onix está rodando com placa de teste e sem camuflagem
Um flagra recente feito pela Mobiauto registrou o Chevrolet Onix Plus rodando com placa de teste pelas ruas de São Paulo (SP). Sem camuflagem, a versão sedan do modelo não apresentou mudanças no visual. Mas então o que está sendo colocado à prova no Onix?
A resposta pode estar ligada a importante componente do conjunto mecânico. Isso porque, em fevereiro deste ano, o jornalista Guilherme Fontana, da revista Quatro Rodas, revelou que tanto Onix, como Onix Plus, Montana e Tracker ganharão injeção direta de combustível para linha 2025.
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Atualmente, Onix e Onix Plus são equipados com duas motorizações: 1.0 aspirado flex de três cilindros, que entrega até 82 cv a 6.400 rpm e 10,6 kgfm de torque a 4.100 rpm, e o 1.0 turbo flex também de três cilindros, mas que rende até 116 cv a 5.500 rpm e 16,8 kgfm a 2.000 rpm.
Em ambos, a injeção de combustível é multiponto, que tem um custo menor de manutenção para o dono do carro, mas oferece menor desempenho em relação à injeção direta.
Então, por que a troca? A justificativa vai além do melhor desempenho, leia-se ganho de potência, e menor consumo de combustível da injeção direta. Estamos falando da nova fase do Proconve que inicia em 2025. Com isso, o motor de Onix, Montana e Tracker deverá receber essa mudança também para se adequar ao PL8 e poluir menos.
Esse movimento deve ocorrer antes dos modelos citados receberem o provável conjunto híbrido. Por falar em atualização, a Mobiauto trouxe com exclusividade quando e como será a renovação da linha Onix, inclusive o compacto servirá de base para um novo SUV.
Além das chegadas dos elétricos Chevrolet Equinox e Blazer, a atualização de Tracker e Onix faz parte do investimento de R$ 7 bilhões no Brasil anunciado pela Chevrolet em março deste ano.
Por isso, esse flagra da Mobiauto do Onix Plus mostra que o teste da injeção direta deve estar em processo final, pois junto com 2025, as novas regras do PL8 já entram em vigor.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.