Ford Maverick de 194 cv será 1ª picape híbrida no Brasil e faz 18 km/l
A Ford usou o último fim de semana para confirmar três lançamentos no Brasil em 2023. Dois já eram esperados: o SUV cupê elétrico Mustang Mach-E, que inclusive já foi exibido no país, e a van elétrica E-Transit, que também havia sido confirmada anteriormente.
A grande novidade, portanto, fica para o anúncio de uma configuração híbrida da picape Maverick, que, segundo a marca, será a primeira do trio a chegar, logo no primeiro trimestre de 2023. Os outros dois vêm na sequência, também ao longo do próximo ano.
Como é a Maverick
Na configuração híbrida, a Maverick une um propulsor quatro-cilindros naturalmente aspirado de 2,5 litros e ciclo Atkinson, o mesmo usado pelo já conhecido Fusion Hybrid em nosso mercado, a outros dois elétricos, um gerador e outro de tração, todos posicionados sobre seu eixo dianteiro.
A potência combinada é de 194 cv e o torque combinado, de 21,4 kgfm. O câmbio é do tipo CVT, pouco usual em uma picape. Tal conjunto leva a um consumo declarado com gasolina nos EUA de até 17,8 km/l. Lembrando que ela é um modelo híbrido pleno ou convencional, sem recarga externa.
O visual é praticamente idêntico ao da configuração 2.0 turbo a combustão de 253 cv, mas a Maverick Hybrid deve trazer elementos estéticos exclusivos tanto por fora quanto por dentro. As dimensões e capacidades também são parecidas, mas, por dentro, o acabamento usa elementos em tecido e tons mais claros e azulados.
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Mustang Mach-E
Já o Mustang Mach-E deve vir em sua versão mais forte, a GT, com 487 cv de potência e 82,9 kgfm de torque, obtidos através da combinação de dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Assim, sua tração é integral.
O banco de baterias possui 98,7 kWh brutos e 88 kWh líquidos de capacidade, gerando um alcance declarado de 410 km no ciclo EPA. O 0 a 100 km/h ocorre em 4,4 segundos.
E-Transit
Por fim, o furgão E-Transit virá na configuração L2H3, com 1.645 kg de capacidade de carga. Seu conjunto de baterias de 68 kWh líquidos permite uma autonomia máxima de 202 km, enquanto o motor elétrico frontal rende 269 cv e 43,8 kgfm.
Seu objetivo será atrair empresas que querem investir no serviço de entregas urbanas - o chamado last mile - com veículos elétricos.
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Jornalista Automotivo