Ford Ranger Black: traje esportivo e preço de Toro para passear na cidade

Nova versão de entrada aposta no custo-benefício para atrair clientes urbanos e aumentar a participação da picape no segmento
GS
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07.10.2024 às 12:00
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Nova versão de entrada aposta no custo-benefício para atrair clientes urbanos e aumentar a participação da picape no segmento

A Ford Ranger Black volta a ser comercializada no mercado brasileiro três anos depois de sua estreia ainda na geração anterior. O modelo chega pelo competitivo preço sugerido de R$ 219.990, mantendo a proposta voltada aos consumidores das grandes cidades, que buscam por um veículo robusto e versátil para atividades cotidianas e de lazer.

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De acordo com a Ford, a versão terá papel fundamental para ampliar a participação da Ranger na categoria. Desde o seu lançamento no Brasil, em julho de 2023, a nova geração da picape média já vendeu 26 mil unidades - aumento de 48,3% de participação no segmento ainda dominado pela Toyota Hilux.

“O último mês de junho foi o melhor mês da Ranger desde o seu lançamento, quando registrou 3.026 emplacamentos, sendo que mais de 2 mil unidades foram das versões topo de linha com motor V6 turbodiesel”, celebra Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford.

De acordo com Rossini, atualmente as versões XLT e Limited representam 71,6% das vendas da Ranger, enquanto as intermediárias são 21,6% e a de entrada fica com apenas 6,7% do mix de vendas.

Como é a Ford Ranger Black?

A novidade é baseada na versão XLS 4x2, que deixou de ser oferecida na linha 2025 da picape, mas com o acréscimo de equipamentos e detalhes visuais exclusivos. Sem opcionais, a picape é a mais em conta da gama (as versões 4x4 partem de R$ 244.990) e tem o mesmo preço da Fiat Titano Endurance manual e custa R$ 3 mil a mais que a Fiat Toro Ranch automática (parte de R$ 216.990), ambas equipadas com motor 2.0 turbodiesel e tração 4x4.

Disponível para as cores azul, branco, cinza, prata e preto, o pacote Black adiciona a pintura cinza escuro na grade frontal, nos retrovisores, no para-choque traseiro, no santantônio sobre a caçamba e nas rodas de liga leve de 18 polegadas.

O interior da picape conta com revestimento que combina couro preto e tecido cinza escuro nos bancos, além do teto preto idêntico ao da versão Raptor.

A lista de equipamentos de série traz os mesmos itens da versão XLS: seis airbags, controles de estabilidade e tração, painel digital de 8”, central multimídia SYNC 4 de 10”, quatro modos de condução (Econômico, Escorregadio, Normal e Reboque), entre outros. Na Black são adicionados as já citadas rodas aro 18”, carregador de celular por indução e acendimento automático dos faróis de LED.

O motor Panther de 170 cv de potência a 3.500 rpm e 41,2 kgfm de torque entre 1.750 e 2.500 rpm entrega desempenho suficiente para um veículo de mais de duas toneladas. Apesar da proposta da versão, a Ranger Black fica mais à vontade em rodovias, onde aproveita o bom escalonamento do câmbio automático de seis marchas para deslanchar nas velocidades de cruzeiro.

As medições do Inmetro informam consumo médio de diesel de 10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada – a autonomia do tanque de 80 litros passa de 880 km.

Na cidade, no entanto, a picape se mostra desajeitada em meio aos congestionamentos por conta de suas dimensões e da direção elétrica mais pesada que a dos carros de passeio. Porém, a Ranger Black encara lombadas e ruas esburacadas com maior desenvoltura que os SUVs, pois as suspensões apoiadas na parte externa das longarinas do chassi contribuem para reduzir as vibrações que são motivo de reclamação dos usuários de picapes.

A Ford destaca que as capacidades da picape – como os ângulos de ataque (30°), ventral (22°) e saída (26°) - são mais que suficientes para enfrentar rampas de garagem, valetas de ruas mal projetadas, entre outras situações adversas. “A capacidade de imersão de 80 centímetros pode ser útil em alagamentos”, destaca Daniel Abbondanza, supervisor de projeto da fabricante.

A Ranger Black tem capacidade de carga útil de 1.031 kg para ser transportada, em sua maior parte, na caçamba de 1.250 litros, que conta com seis ganchos de amarração e tomada 12 volts. Os primeiros 100 compradores da picape ganharão protetor do assoalho do compartimento e capota com acionamento elétrico.

Preços da linha 2025 da Ford Ranger:

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