Toyota SW4 vende 10 unidades para cada Chevrolet Trailblazer emplacado
O domínio da Toyota nos sedans médios com o Toyota Corolla e nas picapes médias com a Toyota Hilux se estende para outro segmento: SUVs grandes. O Toyota SW4 domina sua categoria, a confirmação é o número de vendas de setembro divulgado pela Fenabrave.
Enquanto o SW4 somou 1.507 emplacamentos, seu rival direto Chevrolet Traiblazer contabilizou apenas 163 vendas. Isso representa 10,8% das vendas do SUV japonês, ou seja, para cada 10 vendas do SW4, o modelo da Chevrolet vende um.
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Em setembro, o SW4 só perdeu para o Jeep Commander com 1.517 vendas. Porém, no acumulado até o nono mês de 2024, o SW4 somou 12.009 emplacamentos, já o SUV de sete lugares da Jeep e Chevrolet somam 11.962 e 1.326, respectivamente.
Outro possível rival, o Mitsubishi Eclipse Cross também não incomoda. Até o momento são 5.934 emplacamentos ano e 501 unidades em setembro.
Vale ressaltar que o Trailblazer foi renovado esse ano, com mudança de visual e ganho de potência e torque no conjunto mecânico. Vendida em versão única, High Country, o SUV tem o mesmo padrão de acabamento da Chevrolet Silverado, apesar de ser derivado da Chevrolet S10.
O consumo do Traiblazer também melhorou, o Inmetro indica 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (diesel). O 2.8 turbodiesel Duramax ganhou 7 cavalos e 1kg de torque, assim são207 cv e 52 kgfm de torque.
O interior ainda ganhou um painel de instrumentos de oito polegadas digital e a última geração do Chevrolet Mylink para a central multimídia de 11 polegadas e carregador por indução.
O SW4 2024 não ganhou alterações estéticas e mecânicas, somente a inclusão da central multimídia de nove polegadas, pareamento do Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Mesmo assim, o SUV de sete lugares japonês não chegou a ser ameaçado.
As versões SRX, SRX Platinum e Diamond são equipadas com o 2.8 turbo diesel, que rende 204 cv e 50,9 kgfm de torque. Ainda tem a variante SW4 GR-Sport, que por conta do turbocompressor com geometria variável e intercooler faz o SUV saltar de 204 para 224 v e 55 kgfm de torque.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.