Volkswagen Golf GTI voltará ao Brasil em 2025

Hatch médio voltará após ausência de quatro anos, mas apenas na configuração esportiva
Renan Rodrigues
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08.10.2024 às 12:20 • Atualizado em 12.11.2024
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Hatch médio voltará após ausência de quatro anos, mas apenas na configuração esportiva

Conforme antecipado pela Mobiauto, o Volkswagen Golf GTI está de volta. A confirmação foi feita por Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, através de um vídeo no Linkedin. O executivo anunciou a chegada para 2025. Vale lembrar que o Golf esteve em exibição no Brasil recentemente para comemorar os 50 anos do modelo.

Se a boa notícia é seu retorno, a má notícia deverá ser seu posicionamento. Com o mercado de hatches médios praticamente encerrado no Brasil, o Golf GTI deverá ficar posicionado em um nicho no qual estão Honda Type R (R$ 429.900) e GR Corolla (R$ 416.990 e R$ 461.990). Em comum, todos são hatches médios esportivos, ou “hot hatches”.

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Como dissemos, o hatch foi descontinuado no Brasil em 2020, ainda na sétima geração. Agora, retornará já no meio da vida da oitava geração, que recebeu um facelift recentemente. Dessa forma, a Volkswagen voltará a ter um trio de esportivos no mercado nacional, formado por Polo GTS, Jetta GLI e Golf GTI, lembrando que ainda há a possibilidade do Nivus ganhar uma configuração esportiva.

O Golf GTI de oitava geração se destaca pelo novo desenho de faróis e lanternas, sempre em LED. Na dianteira, aliás, o modelo tem a grade iluminada, bem como o logotipo da Volkswagen. Na traseira, destaque para a dupla saída de escape. No interior, a grande novidade fica para as melhorias no acabamento e a presença de uma central multimídia de 12,9 polegadas com tela suspensa. O painel de instrumentos é digital e a manopla do câmbio automático é uma espécie de joystick. Outra boa notícia é a troca dos comandos sensíveis ao toque, utilizados no Jetta GLI, por exemplo, por botões tradicionais.

Por fim, o que mais encanta no Golf GTI, sem sombra de dúvidas, é a presença do motor 2.0 turbo, o mesmo de quando saiu do Brasil, no entanto recalibrado para entregar 265 cv e 37,7kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem DSG com sete marchas, que teve problemas no Brasil. O 0 a 100 km/h é feito em 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente.

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