Hyundai Creta 2024: o que é ótimo e o que precisa melhorar quando o novo chegar

SUV compacto está com novas versões no catálogo e se prepara para mudar de visual
Renan Bandeira
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06.03.2024 às 20:52 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV compacto está com novas versões no catálogo e se prepara para mudar de visual

Não é segredo para ninguém que o Hyundai Creta mudará de visual. AMobiauto já contou detalhes dessa mudança, do visual de Palisade e até do novo motor 1.6 turbo que o SUV compacto receberá no ano que vem.

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No entanto, o atual Hyundai Creta segue fazendo um considerável sucesso em nosso mercado. Ano passado, ignorando as vendas diretas, tivemos o modelo como o mais vendido do Brasil, emplacando quase 60 mil unidades só no varejo. Ou seja, embora seu visual seja controverso, o SUV caiu, sim, no gosto dos brasileiros.

Vale lembrar que o atual visual o Creta chegou ao nosso mercado em 2021. E é uma geração que trouxe boas novidades para o modelo. Atualmente, é vendido em seis versões com preços que variam entre R$ 137.990 e R$ 149.990. Veja:

Hyundai Creta 2024: preços e versões

Neste ano, Mobiauto avaliou por sete dias o Creta na versão Limited Safety, que faz parte do novo catálogo da marca. E contamos agora tudo aquilo de ótimo que ele deve manter com o novo visual, e o que ele pode mudar para vender ainda mais por aqui.

Hyundai Creta: o que ele tem de ótimo

Espaço interno 

Este talvez seja um dos maiores pontos positivos do Hyundai Creta, principalmente contra os concorrentes. Medindo 4,30 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,79 m de largura, o SUV compacto é um dos maiores da categoria.

Com os bancos da frente posicionados para um adulto de 1,87 metro de altura, o espaço na cabine para os ocupantes da segunda fileira é bom. Outros adultos conseguem usar os assentos traseiros sem os joelhos empurrarem os encostos dos bancos dianteiros. Para quem vai no meio, a regra é um pouco diferente. Por causa do console central, há menos espaço e menos conforto.

Espaços para ombros e cabeça também são bons no Creta.

Acabamento interno 

Não é um acabamento interno sofisticado, mas o Creta oferecer um padrão interno melhor que dos concorrentes – com exceção de Jeep Renegade e Tiggo 5x Pro. Ainda que não tenha superfícies macias ao toque no painel frontal e painéis de portas, o design usa texturas diferentes para reduzir a simplicidade.

É um acabamento agradável, bem encaixado, sem rebarbas. Apenas o envolvente da tela da multimídia em black piano é que mostra sujeira fácil demais e marca digitais, incomodando. O restante combina muito bem, até mesmo a iluminação do sistema de entretenimento, de 8 polegadas, e do painel de instrumentos, de 7 polegadas, que são azuis.

As medidas das telas citadas acima são para a versão Limited Safety avaliada pela Mobiauto. As outras configurações podem ter modelos diferentes de cluster e multimídia.

Essa versão tem bancos de tecido bem macios. Agradou pelo fato de não ser couro. No calor, não esquenta a perna, no frio não é gelado. Bancos de tecido têm a complicação de dificultar a limpeza, mas são melhores para usar no dia a dia. Fora que os dessa versão têm textura bonitas e um bom material de revestimento.

Motor 

Aqui vamos falar exclusivamente da motorização 1.0 turbo flex da Limited Safety. Afinal, o motor 1.6 aspirado da variante Action, pode estar com os dias contados, assim como o 2.0 aspirado flex da versão mais cara do modelo, que será substituída por um 1.6 turbo flex.

A usina 1.0 TGDI é bastante confiável. É tricilíndrica e equipa os Hyundai HB20 e HB20S. Rende atualmente 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque para os dois combustíveis, e tem como principais qualidade a baixa vibração e o fato de ser pouco ruidosa. São dois pontos que fazem toda a diferença no uso diário, principalmente ao enfrentar engarrafamentos.

Assistências de condução 

A Limited Safety é uma das versões mais novas do Creta. E o Safety justamente é o adicional de assistência de condução para essa configuração, que oferece frenagem autônoma de emergência com leitura de pedestres, detector de fadiga, assistência de permanência em faixa, assistência de centralização de faixa e ajuste automático do farol alto, além dos mais comuns como sensor de estacionamento traseiro.

Todas elas funcionam bem. Chamou atenção os sistemas de manutenção e centralização de faixa, que fizeram leitura das faixas mesmo em vias mal sinalizadas e em fortes chuvas, como as que atacaram São Paulo capital no início deste ano. Além disso, o aviso de que o carro a frente partiu e você pode sair, é bem interessante para o dia a dia. Principalmente para os mais desatentos.

Porta-malas 

São 422 litros bem aproveitáveis. Suficiente para viajar em família e levar as malas de quatro pessoas, sem problemas com falta de espaço. Além disso, ponto positivo para o formato caixote do compartimento, facilita o encaixe de malas, e ainda não “rouba” espaço com pequenos vãos no porta-malas.

Hyundai Creta: o que ele pode melhorar 

Visual 

Visual do Creta passa longe de ser unanimidade. Mas não dá para negar que o SUV venceu essa barreira com os brasileiros, e isso é mostrado pelo volume de vendas. De qualquer forma, um visual ousado acaba ficando datado rapidamente, e nos próximos anos o modelo ia demonstrar um pouco mais de idade e parecer desatualizado frente aos concorrentes.

A boa notícia é que a renovação visual chegará ano que vem, e o modelo ficará com uma cara mais parruda. Com cara do irmão maior Palisade, o novo Creta ficará mais estiloso e menos polêmico.

Preço 

Preço do Creta é que devia melhorar. Atualmente, o SUV parte de R$ 137.990. A versão Limited Safety, testada pela Mobiauto, custa R$ 149.990. Os SUVs compactos, de maneira geral, estão caros. Ainda que a estratégia de preços da Hyundai seja melhor que de Jeep e Honda, por exemplo, não existe um Creta abaixo dos R$ 130 mil.

A versão é Action é que trabalha nessa faixa de preço, mas é da geração antiga, motor antigo e um carro que parou no tempo. A Limited Safety é a que tem melhor custo-benefício entre todas as opções. Mas existe Creta por R$ 180 mil, que é preço de carros maiores, como um Jeep Compass. Reposicionar o SUV é uma boa opção - a não ser que chegue um lançamento da Hyundai para o Brasil para ficar abaixo do Creta.

Atuação do câmbio 

O câmbio é automático de seis marchas nessa versão, e tem atuação um tanto preguiçosa. Com velocidade crescente, atua muito bem. Mas basta pegar uma ladeira e a caixa começa a se complicar. A redução demorada da segunda para a primeira faz os condutores do Creta levarem umas buzinadas.

O SUV espera a rotação cair demais para reduzir a marcha, o motor perde força e o carro se complica para terminar a subida. Quando engata a primeira, logo sobe a rotação e muda para a segunda de novo. E isso se torna um ciclo sem fim.

Desempenho 

O motor 1.0 turbo flex da Hyundai é um dos mais fracos que temos no mercado atualmente. Em contrapartida, o SUV é um dos maiores entre os compactos. O resultado é um carro com desempenho mais contido, sem encher os olhos nas acelerações. Uma calibração para entregar mais potência e torque, ou um câmbio um tanto mais esperto, podem ajudar o modelo.

Hyundai Creta Limited Safety – Ficha técnica 

  • Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de compressão 10,5:1
  • Potência (G/E): 120/120 cv a 6.000 rpm
  • Torque (G/E): 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Peso/potência: 10,58 kg/cv
  • Peso/torque: 72,57 kg/kgfm
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Tração: dianteira
  • 0 a 100 km/h: 11,5 s
  • Velocidade máxima: 180 km/h

  • Consumo (Inmetro) - Urbano: 11,6 km/l (G) e 8,3 km/l (E) / Estrada: 12 km/l (G) e 8,7 km/l (E)
  • Dimensões: 4.300 mm comprimento, 2.610 mm entre-eixos, 1.635 mm largura, 1.790 mm altura, 422 litros de porta-malas, 50 litros do tanque de combustível.
  • Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), diâmetro de giro não divulgado, Cx não divulgado, 190 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20,4°, ângulo central não divulgado, ângulo de saída 28,3°, carga útil 430 kg,

Hyundai Creta Limited Safety – Equipamentos

  • Grade frontal hexagonal prata com borda na cor prata
  • Protetores dos para-choques dianteiro e traseiro na cor prata
  • Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Faróis com projetor
  • Faróis de neblina dianteiros
  • Luzes diurnas (DRL) em LED Barras de teto longitudinais na cor prata
  • Spolier traseiro
  • Moldura lateral da coluna “C” na cor prata
  • Rodas de liga leve diamantadas de 17”, pneus 215/60 R17
  • Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster de 7"
  • Painel com acabamento na cor preta
  • Detalhes em cromo acetinado no volante, no painel e no console
  • Volante revestido em couro sintético de microfibra na cor preta com costura na cor preta
  • Apoio de braço no console central
  • Maçanetas internas em cromo acetinado
  • Freio a disco nas quatro rodas
  • Controles de estabilidade eletrônico (ESP)
  • Controles de tração (TCS)
  • Assistente de partida em rampa (HAC)
  • Sinalização de frenagem de emergência (ESS)
  • Airbags frontal duplo, lateral de tórax e de cortina
  • Fixação Isofix® com top tether para cadeirinha de bebê
  • Detector de Fadiga
  • Sistema de Frenagem Autônoma (carros, pedestres, ciclistas)
  • Assistentes de Permanência em Faixa (LKA) e Centralização em Faixa (LFA)
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (indicação)
  • Farol Alto Adaptativo
  • Alerta de Presença no Banco Traseiro
  • Ar-condicionado automático digital
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Carregador sem fio para smartphone3
  • Câmera de ré com linhas dinâmicas
  • Alavancas no volante para trocas de marcha
  • Direção elétrica progressiva
  • Computador de bordo
  • Controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade
  • Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e do porta-malas
  • Partida do motor por botão
  • Sistema Stop & Go de parada e partida automáticas do motor
  • Porta-objetos com saída USB para o banco de trás
  • Travas elétricas nas portas e no porta-malas
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one touch (descida e subida) e antiesmagamento
  • Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico automático Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
  • Central multimídia blueMedia®
  • Controles de áudio e Bluetooth® no volante com reconhecimento de voz
  • Alto-falantes nas portas dianteiras (x2) e portas traseiras (x2)
  • Antena tipo barbatana

Hyundai Creta vale a pena? 

Sim, eu concordo com os mais de 60 mil brasileiros que compraram o Hyundai Creta no ano passado. O SUV compacto é uma boa compra. Principalmente nessa versão Limited Safety, que concentrou em trazer soluções de segurança e condução para o motorista, reduzindo preço em tirar bancos de couro e outros itens que não são tão relevantes assim.

Mesmo em um mercado tão competitivo, hoje, por R$ 150 mil, o Creta é o que oferece o melhor custo-benefício. Nem mesmo o Jeep Renegade consegue desbancar o produto.

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