Hyundai Creta de visual velho ficará em linha por mais um bom tempo
A Mobiauto foi o primeiro portal de notícias no Brasil a informar que a Hyundai manteria o Creta de segunda geração convivendo com o antecessor, através da versão de entrada Action 1.6 automática. Isso em julho de 2021. A estratégia não só se confirmou como segue sendo aplicada até hoje.
E se a fabricante já prepara até um facelift de meia vida para o SUV compacto, que chegará ao nosso mercado no primeiro semestre de 2024, também conforme adiantamos em primeira mão há três meses, é bem provável que o Creta renovado ao estilo mini-Tucson siga convivendo com o veterano de visual antigo.
Documentos obtidos por nossa reportagem apontam que a Hyundai já amarra junto a fornecedores contratos para seguir produzindo o Creta Action pelo menos até 2027. O produto, inclusive, continua a responder pelo código original de projeto da primeira geração do Creta nacional, GSB.
Você também pode se interessar por:
- VW T-Cross 2024: entenda tudo que vai mudar na linha do SUV
- Exclusivo: Renault lançará nova família com 2 SUVs e 1 picape no Brasil
- Avaliação: Hyundai Creta TGDi é “galã feio” que te conquista na convivência
- Hyundai Creta vai mudar em 2024 e ganhar visual inspirado em SUV gigante
Os novos prazos estabelecidos pela fabricante sul-coreana coincidem com a implantação da segunda etapa do Proconve L8, oitava fase do arcabouço de normas de emissões relacionadas a veículos zero-quilômetro produzidos e comercializados no Brasil. Ela está prevista para entrar em vigor justamente em 2027.
A partir de 2025, o PL8 exigirá uma redução de 80 mg/km de Nmog + Nox em carros de passeio para 50 mg/km, porém com critério de compensação: veículos que poluem menos poderão ser usados como “crédito” em relação aos que extrapolam a meta. Cada montadora só será punida se ultrapassar o limite na média por volume de vendas.
Até aí, talvez ainda haja espaço para o Creta Action na gama da Hyundai, mesmo usando o decano motor 1.6 Kappa 16V quatro-cilindros aspirado flex, que atualmente rende 123 cv de potência e 16 kgfm de torque com gasolina, sendo 130 cv e 16,5 kgfm com etanol, sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas fornecido pela própria Hyundai.
Já em 2027 passa a viger uma redução de 50 para 40 mg/km. Sob tal teto, mesmo com o método de compensação será mais difícil manter veículos mais antigos e poluentes em catálogo. E é nesse momento que o Creta Action mais tem chance de ser limado do mercado.
Isso, claro, se o volume de vendas do SUV não cair muito nos próximos anos e os consumidores perderem o interesse por ele. Por enquanto, o Creta Action segue tendo papel importante nas vendas do modelo, sendo comercializado a R$ 114.690. Ele é produzido junto da nova geração do modelo e da família HB20 em Piracicaba (SP).
Jornalista Automotivo