Jeep Commander 2022: veja os preços, versões e itens de série
A Stellantis finalmente apresentou o Jeep Commander, o primeiro SUV da marca desenvolvido fora dos Estados Unidos. A pré-venda já começou nesta quinta-feira (26), mas o SUV deve chegar às lojas apenas em outubro.
Ele ficará posicionado entre Compass e Cherokee no catálogo da marca, e terá a missão de desbancar desde Caoa Chery Tiggo 8 até Toyota SW4, que são os líderes dos segmentos de SUVs médios para sete lugares no mercado nacional, respectivamente.
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Para isso, a Stellantis usou um de seus maiores sucessos como base: o Jeep Compass. Batendo o olho na dianteira, vemos como o Commander se inspira visualmente no irmão menor, embora traga faróis inéditos, pára-choque mais robusto e traseira totalmente nova.
O novato ainda herda de Compass, Renegade e Fiat Toro a plataforma Small Wide, que foi esticada para levar sete passageiros. Com o Compass, ainda compartilha suspensões, freios, elementos de estamparia e partes do acabamento interno.
Para circular entre as categorias de Tiggo 8 e SW4, o Commander terá duas versões de acabamento com dois motores cada, um turboflex e outro turbodiesel. Veja os preços:
Jeep Commander Limited T270: R$ 199.990
Jeep Commander Limited T380: R$ 259.990
Jeep Commander Overland T270: R$ 219.990
Jeep Commander Overland T380: R$ 279.990
Os motores são conhecidos dos brasileiros. Um é o 1.3 GSE T4 (quatro-cilindros turboflex com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III), que empurra Compass e Toro. Rende 180/185 cv de potência (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque (para os dois combustíveis) e vem acoplado à caixa automática de seis marchas da Aisin. Traz ainda bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.
Leia também: Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
O outro é o 2.0 Multijet, turbodiesel também com quatro cilindros e 16 válvulas, presente em Compass, Renegade e Toro. Os 170 cv são os mesmos, mas o propulsor foi recalibrado para entregar 38,7 kgfm de torque, 3 kgfm a mais que os irmãos menores. O câmbio é o ZF automático de nove marchas, com tração 4x4, reduzida e bloqueio de diferencial traseiro.
O Commander ainda tem ao seu favor um porte interessante para o segmento. Ele é praticamente 7 cm maior em comprimento que Tiggo 8 e Tiguan, e apenas 2,6 cm menor que um SW4. Mas, por ser menos robusto, se torna mais versátil para a cidade do que o Toyota.
Além disso, chega com um bom pacote de itens de tecnologia, com Adventure Intelligence controlado via Alexa, central multimídia com projeção de celulares sem fio e quadro de instrumentos 100% digital. E também de sistemas semiautônomos de auxílio à condução, como detector de fadiga, alerta de mudança de faixas, frenagem autônoma emergencial e controle de cruzeiro adaptativo.
Confira os principais itens de série por versão do Jeep Commander:
Commander Limited T270 (flex) e T380 (diesel) - itens de série
Visual: rodas de 18 polegadas, bancos em couro com faixas em suede preto.
Conforto: ar-condicionado com duas zonas, faróis full-LED, abertura elétrica do porta-malas, reconhecimento de placas, comutação automática de faróis, banco do motorista com ajuste elétrico.
Segurança: sete airbags, piloto automático adaptativo, frenagem automática com reconhecimento de pedestres e ciclistas, detector de fadiga do motorista, assistente ativo de manutenção de faixa, aviso de ponto cego.
Tecnologia: central multimídia de 10,1 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução para celulares, Adventure Intelligence.
Obs: a versão Limited T380 tem ainda tração 4x4, modo 4x4 low, seletor de terrenos e Hill Descent Control
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Commander Overland T270 (flex) e T380 (diesel) - itens de série
Todos os itens de série da Limited mais:
Visual: rodas de liga leve de 19 polegadas, bancos em couro com faixas em suede marrom, teto solar panorâmico.
Conforto: banco do passageiro com ajustes elétricos, acionamento do porta-malas com sistema hands-free
Tecnologia: som premium Harman Kardon com nove alto-falantes e subwoofer de 450w, Adventure Intelligence com acionamento via Alexa
Obs: a versão OverLand T380 tem ainda tração 4x4, modo 4x4 low, seletor de terrenos, Hill Descent Control e Jeep Offroad Pages.
Imagens: Divulgação - Stellantis / Arte placas: Renan Bandeira
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.