Kia EV5: SUV elétrico chega com 6 trunfos contra Volvo XC40 e BMW iX1

Novo SUV chama atenção pelo design pouco usual e a bateria de grande capacidade “emprestada” de uma gigante marca chinesa
Vinicius Moreira
Por
28.08.2024 às 14:32
Compartilhe:
Novo SUV chama atenção pelo design pouco usual e a bateria de grande capacidade “emprestada” de uma gigante marca chinesa

O Kia EV5 acaba de chegar ao Brasil. A montadora coreana amplia seu portfólio e traz seu SUV elétrico de médio porte para brigar no segmento premium contra rivais de peso como Volvo XC40 e BMW iX1.

O novo Kia EV5 desembarca no mercado nacional em versão única, a Land, com uma configuração que conta com motorização elétrica de 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, sempre com tração dianteira.

Você também pode se interessar por:

Autonomia

Para brigar com rivais já estabelecidos, o Kia EV 5 tem como principal trunfo a competência mais importante de um elétrico, a autonomia. São 402 km de autonomia de acordo com dados divulgados no padrão do Inmetro, uma vantagem considerável frente aos rivais, já que o Volvo XC40 P8 tem alcance de 348 km, enquanto o BMW iX1 roda até 303 km no mesmo ciclo.

Espaço interno e porta-malas

Em dimensões, o Kia EV5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,87m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Esta última medida por sinal é uma das vantagens do modelo coreano, o que lhe garante um amplo espaço interno.

Para efeito de comparação, o Volvo XC40 tem 2,70 m e o BMW iX1 2,69 m. Além de impactar diretamente no espaço na cabine, o porta-malas do EV5 também é maior, já que tem capacidade de 513 litros, enquanto o rival alemão tem 410 litros e o sueco 430 litros. O SUV ainda tem rodas de 17 polegadas e freio a disco nas quatro rodas.

Bateria BYD

Importado da China, o Kia EV5 Land chega com uma generosa bateria de 88,16 kWh de capacidade. O banco energético é a bateria Blade de lítio, que segundo a marca é produzida pela BYD.

Preço

O Kia EV5 faz sua estreia no Brasil pelo preço de R$ 399.990, menos do que os R$ 434.950 pedidos pelo SUV da BMW e também abaixo do cobrado pelo XC40 P8, que hoje é vendido por R$ 404.950. O SUV elétrico da Kia é mais caro que o XC40 P6, que sai por 342.950.

Design

O que mais chama a atenção num primeiro olhar para o inédito Kia EV5 é a personalidade no desenho, que certamente não passará despercebido pelas ruas do país. Ser bonito ou não vai depender muito do gosto de cada um, mas difícil encaixar o padrão da montadora coreana na escola de design chinesa, europeia ou americana.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários