Macan: o que o Porsche mais barato do Brasil tem?
O conceito de um legítimo modelo Porsche é o que o Macan oferece. O carro mais barato da marca no Brasil é ofertado a partir de R$ 339 mil. E mesmo sendo a opção “de entrada”, se é que podemos escrever assim, por esse valor a expectativa é alta. Afinal, é um Porsche.
O Macan conta ainda com mais duas versões: a S, de R$ 429 mil, e a GTS, de R$ 499 mil. Neste texto, vamos focar apenas na versão de entrada. A proposta não é fazer uma avaliação, mas um convite para entrar em um Porsche Macan pela primeira vez e olhar cada detalhe com atenção, como quem admira uma bela obra de arte.
Leia também: Itens de série que um Chevrolet Onix tem e um BMW Série 1 não
Aviso importante: se você nunca entrou em um carro da marca, prepare-se para ter mais um item na lista de desejos. Já para quem está buscando um modelo desta categoria e faixa de valor, saiba que esta é uma boa opção para se considerar.
Desempenho
O Porsche Macan na versão de entrada é equipado com um elogiável motor 2.0 turbo de 252 cv e 37,7 kgfm de torque, combinado ao sempre eficiente câmbio PDK (automatizado de dupla embreagem) de sete velocidades, com opção de trocas manuais através das borboletas atrás do volante. O que torna o SUV capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,7 km/h e atingir até 227 km/h.
Os números já revelam que em um Porsche Macan não há espaço para tédio, principalmente para quem gosta de pisar mais fundo no acelerador e se divertir ao ouvir o ronco do motor.
Leia também: Caoa Chery Tiggo 8: cinco elementos que o SUV pega emprestado de carros de luxo
O SUV se mostra esperto a cada comando, é extremamente ágil nas retomadas e arrancadas, tem fôlego sobrando para qualquer estrada, passa segurança nas curvas e até encara bem terrenos off-road de nível leve. Até porque esse não é o tipo de carro que encara qualquer tipo de aventura.
O lugar dele mesmo é no asfalto, onde é possível extrair o máximo de uma marca que é muito conhecida pela excelência de seus carros. Isso os alemães sabem fazer como ninguém.
Espaço
Apesar de ser um SUV menor que o Cayenne, o Macan também é um Porsche espaçoso: são 4,696 mm de comprimento, 2.807 mm de entre eixos, 1.923 de largura, 1.624 mm de altura e 488 litros de porta-malas.
Comparando com um modelo mais acessível, o Macan é 28 cm mais comprido, 10 cm mais largo e tem 17 cm a mais de entre-eixos e 78 litros de volume a mais no porta-malas que um Jeep Compass. O SUV da FCA só leva vantagem na altura, com 11 cm de diferença.
Leia também: Por que Territory, Tiguan, Equinox e RAV4 são rivais “fake” do Compass
Design
Fazendo jus à marca que pertence, o Macan não nega o DNA de um Porsche. O design característico dos faróis da fabricante alemã é marcante na dianteira do SUV. Assim como a grade ampla e as molduras dos faróis de neblina. O teto solar panorâmico é um luxo e charme à parte.
Depois da reestilização pela qual o modelo passou em 2018, a traseira ganhou um filete horizontal em LED ligando uma lanterna à outra. A mesma estética se repete em outros modelos da marca, como 911, Cayenne e Panamera.
Leia também: Quanto custam os carros mais baratos de marcas de luxo no Brasil?
Outro carimbo da fabricante são as proporções robustas, mas ostentando muita elegância. E mesmo sendo a versão de entrada do modelo mais barato da Porsche, o configurador permite trazer a exclusividade esperada.
Para a carroceria, são mais de dez opções de cores, sem contar as customizadas. Já o interior tem 14 tonalidades disponíveis. No que se trata das rodas, são 14 modelos. E ainda há os acessórios para deixar o carro mais ao gosto do dono.
São três alternativas de bancos, e o cliente pode também escolher os detalhes do acabamento, como costuras em cores contrastantes. Só com o acabamento dos assentos é possível gastar mais de R$ 20 mil.
Porsche Macan por dentro
Refinamento é um bom adjetivo para o interior do Porsche Macan. Até a configuração mais básica é de encher os olhos. A quantidade generosa de botões traz um toque aeroespacial, mas na prática são menos botões do que parece.
O volante tem boa empunhadura e não deixa dúvidas que é de uma marca de luxo. O símbolo da Porsche com suas cores não passa despercebido, principalmente nas configurações mais sóbrias.
Leia também: Porsche Macan GTS volta com 380 cv de potência
A central multimídia de 10,9 polegadas é perfeitamente encaixada, assim como o tradicional painel de instrumentos. São muitos detalhes para serem descritos em um texto, por isso resolvemos mostrar no vídeo abaixo como um Porsche de entrada é por dentro! Confira:
Principais itens de série Porsche Macan
· Faróis em LED incluindo luzes diurnas em 4 pontos
· Luzes de posição em LED
· Lanternas traseiras tridimensionais em LED com luzes de freio de 4 pontos integradas
· Ar-condicionado automático de 3 zonas
· Tapetes
· Estepe de 18"
· 8 airbags
· Pontos de fixação ISOFIX nos bancos traseiros
· Aviso de mudança acidental de faixa (Lane departure)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
· Pacote de memória dos bancos para motorista
· Espelhos retrovisores antiofuscantes automáticos
· Assistente de estacionamento dianteiro e traseiro
· Câmera de ré
· Interface ao sistema Apple CarPlay
· Volante multifuncional incluindo borboletas para mudanças de marchas
· Porsche Communication Management (PCM)
Talvez você também se interesse:
Quanto custam os carros mais baratos de marcas de luxo no Brasil?
Itens de série que um Chevrolet Onix tem e um BMW Série 1 não
Caoa Chery Tiggo 8: cinco elementos que o SUV pega emprestado de carros de luxo
Por que Territory, Tiguan, Equinox e RAV4 são rivais “fake” do Compass
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.