Marcas chinesas se destacam até em vendas de motos em 2024
O mercado de motocicletas teve um leve recuo em fevereiro, de acordo com dados da Fenabrave (associação das concessionárias). Foram 136.285 unidades vendidas no mês, contra 143.236 em janeiro, uma diferença de -4,91%. O acumulado do bimestre, contudo, mostra avanço sobre 2023: foram 279.611 unidades emplacadas até o final do mês passado ante 211.111 no mesmo período em 2023, uma alta relevante de 32,45%.
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Neste cenário positivo para a indústria, pouca coisa mudou na ponta das marcas líderes Honda e Yamaha. A primeira mantém sua vantagem histórica, na casa dos 70% de participação de mercado, enquanto a Yamaha teve uma leve queda de 19,44% para 16,73% neste último bimestre, comparando com 2023. Porém, duas marcas chinesas estão demonstrando que estão em um viés de crescimento mais acentuado nas vendas.
Tratam-se da Shineray e da Haojue. A primeira cresceu praticamente 45% o número de emplacamentos registrados nos primeiros dois meses deste ano. Foram 7.916 motos vendidas até aqui, contra 3.557 no mesmo período do ano passado. Já a Haojue, que é líder de mercado na China, cresceu 64,6%, partindo de um patamar absoluto mais baixo: saltou de 1.866 para 2.889 unidades na comparação dos bimestres.
No caso da Haojue, o modelo que alavancou a marca foi a DR 160, street concorrente das consagradas Honda CG e Yamaha Factor. De acordo com a marca, os emplacamentos da moto cresceram 130% nestes dois últimos meses, resultando em 752 motos.
A Shineray pretende crescer mais 40% este ano, segundo Wendel Lazko, gerente de expansão da rede da marca no Brasil. O plano é inaugurar mais cinco concessionárias no primeiro semestre de 2024.