Kawasaki emite ordem para interromper venda de motos híbridas no EUA
A Kawasaki está enfrentando problemas na produção das suas primeiras motos híbridas de volume nos Estados Unidos. Somente no segundo semestre deste ano, desde setembro, já foram realizadas duas campanhas de recall para as motos e, atualmente, as vendas estão paralisadas até a situação atual se resolver. As informações são do site Ride Apart.
De acordo com o site, o primeiro alerta de recall emitido pela Kawasaki, em setembro, foi com relação a um defeito na ECU, a central eletrônica, das duas motocicletas, tanto a Ninja 7 Hybrid quanto a Z7 Hybrid. O problema consistia no risco da moto entrar em “neutro” inadvertidamente, sobretudo ao passar da primeira para a segunda marcha, o que poderia causar risco de acidentes.
Você também pode se interessar por:
- "Cyberscooter”? Startup americana quer vender scooter futurista por 10 mil dólares
- Chinesa CFMoto lança naked de 90 cv rival de Triumph e japonesas
- Honda terá primeira moto elétrica estilo naked em 2025
- Royal Enfield anuncia segunda fábrica em Manaus
Desta vez, a campanha atual de recall, iniciada no dia 7 de novembro, diz respeito a uma falha de montagem. Segundo a publicação, a soldagem da mesa do guidão ao chassi da moto pode estar malfeita, portanto, há o risco de surgirem rachaduras na conexão entre as duas partes, ocasionando perigo na pilotagem (as peças podem se soltar com a motocicleta em movimento).
A campanha afeta aproximadamente 299 unidades dos dois modelos nos Estados Unidos, o que representa cerca de 1% do total emplacado. Por enquanto, até a resolução desta campanha iniciada em novembro, a Kawasaki decidiu interromper as vendas das motos híbridas.
A propulsão híbrida utilizada pela esportiva e pela naked une um motor bicilíndrico de 451 cm³ a um motor elétrico, alimentado por uma bateria, que, juntos, produzem até 69,5 cv com a função overboost (potência extra gerada pelo motor elétrico com a carga da bateria totalmente cheia). Normalmente, a potência gerada pelo sistema é de 59 cv.
Ainda não há confirmação, tampouco previsão da Kawasaki oferecer a linha híbrida de motos no Brasil.