Nem FCA nem PSA. Fusão de Fiat com Peugeot se chamará Stellantis
A joint venture Stellantis, composta pelos grupos PSA (Peugeot S.A.) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles), revelou nesta segunda-feira (9) seu logotipo oficial. Com a união, o novo grupo contará com 14 marcas automotivas em seu portfólio de produtos.
Das 14 marcas, 10 pertencem ao Grupo FCA, que é composto por: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Ram e Maserati. Já a Peugeot conta com Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall.
Leia também: Novo Jeep Compass 1.3 turbo tem visual vazado e será assim
O lançamento do logotipo da aliança é um dos últimos passos antes de ser oficializada a parceria, que deve ocorrer até o final do primeiro trimestre de 2021. A joint venture contará com 50% de cada grupo, sem que tenha um acionista majoritário, e ainda tem de ser aprovada pelos Conselhos de ambas as empresas e em requisitos antitrustes.
Quando a fusão por finalizada, a Stellantis será a quarta maior fabricante de carros do mundo, ultrapassando General Motors (GM), Ford, e ficando atrás apenas do Grupo Volkswagen, Toyota e da aliança Nissan-Renault-Mitsubishi.
Juntos, os grupo FCA e PSA têm mais de 7,9 milhões de carros vendidos por ano e um faturamento de cerca de R$ 1 trilhão.
Leia também: O que o Jeep de 7 lugares herda do Compass
O nome Stellantis significa “iluminar com estrelas” e será utilizado para se reportar apenas ao grupo automotivo, ou seja, as marcas da aliança seguirão com suas identidades e não sofrerão nenhuma alteração nos logotipos, nomes, etc.
A empresa terá sede na Holanda e contará com 11 membros no Conselho Administrativo. Cinco serão indicados pela PSA e outros cinco pela FCA. O 11º membro será o chefe da PSA, Carlos Tavares, que foi escolhido como CEO da nova empresa.
Talvez você também se interesse por:
Citroën C3 enfim muda em 2021 e traz junto SUV e sedan
Por que um motor flex bebe mais com etanol?
13 hatches e sedans que serão lançados no Brasil em 2021
Seis picapes que serão lançadas em 2021
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.