Nova Ford Ranger Raptor com V6 brutal de 397 cv tem registro no Brasil

Nova geração da picape média está chegando e ter a versão esportiva em nosso mercado seria um sonho, especialmente agora que ela é Raptor de verdade
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28.03.2023 às 11:43 • Atualizado em 29.05.2024
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Nova geração da picape média está chegando e ter a versão esportiva em nosso mercado seria um sonho, especialmente agora que ela é Raptor de verdade

A nova geração da Ford Ranger está muito perto de chegar ao Brasil. Mantendo a mesma plataforma de antes, a picape média adotará o padrão visual das primas F-150 (maior) e Maverick (menor), conforme já revelado em outros mercados. Isso inclui a icônica versão esportiva Raptor, que chega a quase 400 cv em alguns mercados.

Pois foi justamente da nova Ranger Raptor que a fabricante patenteou algumas peças no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Os registros são de componentes separados, como para-choques, faróis e grade.

Nova geração da picape média está chegando e ter a versão esportiva em nosso mercado seria um sonho, especialmente agora que ela é Raptor de verdade.

As patentes contemplam individualmente a grade das versões “civis”, com o logotipo convencional do oval azul, e a da Raptor, que tem a inscrição Ford por extenso. Será que desta vez haverá espaço para a Ranger Raptor no Brasil? A ver os próximos capítulos.

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Como é a nova Ranger Raptor

Nova geração da picape média está chegando e ter a versão esportiva em nosso mercado seria um sonho, especialmente agora que ela é Raptor de verdade.

Diferentemente da antecessora, que de esportiva tinha mais a fantasia, visto que usava o mesmo motor de outras versões da picape, a nova geração da Ford Ranger Raptor se notabiliza pelo uso de um V6 3.0 turbo a gasolina da família EcoBoost, capaz de render 288 cv de potência e 50 kgfm de torque na Europa.

Em outras regiões, como Oceania e África, que não possuem normas tão exigentes de emissões quanto o Velho Continente, esse mesmo propulsor é calibrado para entregar impressionantes 397 cv e 59,4 kgfm, sempre com câmbio automático de dez marchas vindo do Mustang (e que é fornecido, ironicamente, pela rival GM) e tração 4x4.

Ainda sobre o V6, a companhia afirma que adotou nele um bloco de ferro fundido vermicular, até 75% mais forte e rígido do que o ferro normal. Além disso, o turbo vem com um sistema antilag, pois segue girando por 3 segundos além do momento em que o motorista tira o pé do acelerador, a fim de evitar a demora em retomadas mais breves.

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A tração 4x4 vem com quatro modos de condução (Normal, Escorregadio, Lama e Pedra) e outros quatro para o controle eletrônico do ruído do motor dentro da cabine (Quieto, Normal, Sport e Baja, este o mais barulhento).

Já as suspensões usam braços de alumínio e amortecedores com teflon, sendo 25% mais fortes e reduzindo em até 50% o nível de fricção em relação à Ranger comum. A picape esportiva também recebe reforços estruturais na coluna C e na caçamba, a fim de aprimorar a rigidez torcional.

Ainda, a Ranger Raptor conta com faróis de LED Matrix, escape esportivo, rodas de liga leve aro 17 exclusivas e sistema de som Bang & Olufsen com dez alto-falantes, além de central multimídia de 12 polegadas em tela vertical e quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas.

Versão básica

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Além da Raptor, a nova geração da Ranger teve no Brasil registros de faróis, grade e para-choque dianteiro de sua versão mais simples com cabine dupla, a XLS. Ela vem munida de faróis halógenos, mais simples, e grade com nicho central estreitado lateralmente.

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Essa mesma configuração de balanço dianteiro existe na inédita variante XL+, com inédita carroceria Supercab, com porta traseiras estilo suicida.

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