Novo Citroën Basalt será SUV cupê "barato" e já tem data para chegar

Modelo terá versões com motor 1.0 aspirado flex para pegar clientes que não compram Fastback e Nivus
Renan Rodrigues
Por
26.09.2024 às 19:06
Compartilhe:
Modelo terá versões com motor 1.0 aspirado flex para pegar clientes que não compram Fastback e Nivus

O Citroën Basalt já tem data para chegar e quer ser a porta de entrada para o SUVs cupês. A marca francesa confirmou o lançamento para a próxima semana, mais precisamente para o dia 02 de outubro. Vale lembrar que a Mobiauto já confirmou o tamanho do porta-malas e a quantidade de versões.

Você também pode se interessar por:

Para ser o SUV cupê mais barato do mercado nacional, o Citroën Basalt apelou para o Fiat Argo e pegou emprestado o motor 1.0 Firefly, que é naturalmente aspirado e entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque, resta saber se essa calibração será mantida.

Por outro lado, as versões mais completas serão equipadas com o motor 1.0 T200, ou seja, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre conectado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Esse conjunto é usado pelos Fiat Pulse, Fastback e Strada, os Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross.

A aposta da Citroën é que o Basalt conquiste consumidores que gostariam de ter um SUV cupê, como VW Nivus e Fiat Fastback, mas não podem pagar por eles. Além desse público, a marca deverá ter os sedans compactos como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S na alça de mira.

Obviamente ainda não temos os preços oficiais, mas espera-se que o Citroën Basalt chegue custando entre R$ 90 mil e R$ 120 mil. Portanto, ocupará a faixa de preço entre o C3 e o C3 Aicross. A chegada do Basalt pode comprometer a vida do C4 Cactus.

Por fim, vale ressaltar que o Citroën Basalt é o terceiro produto do projeto C Cubed, que prometeu três modelos novos da marca francesa. A plataforma é a CMP, a mesma dos Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aicross. Aliás, a implementação dessa plataforma na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, também servirá para a produção do Jeep Avenger no próximo ano.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários